A RBPC marca presença na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos.

461

A Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, participou da 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, através da Coordenadora da região do Cariri, Calin Andaluza Nayana e a coordenadora da RBPC/RN, calin Dara Soares.

Representantes da sociedade civil e do poder público compuseram as delegações, que levaram as propostas consolidadas na Etapa Estadual e contribuíram com a construção de um Sistema Nacional de Direitos Humanos.

Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a Conferência Nacional marcou a retomada de um dos principais espaços de diálogo sobre direitos humanos no país, após quase uma década.

De acordo com o presidente da RBPC e Coordenador do Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Ceará, cigano Rogério Ribeiro “Esse movimento reafirma o compromisso da RBPC em garantir espaços de diálogo e participação social, fortalecendo as vozes das mulheres ciganas e transformando suas demandas em políticas públicas que promovam igualdade, cidadania e direitos” afirmou.

Para a Calin Andaluza Nayana, “Representamos com firmeza e dignidade a etnia Calon e os povos ciganos do Brasil, reafirmando a presença a importância da presença cigana nos espaços de formulação de políticas públicas, dando visibilidade às pautas históricas de direitos humanos, reconhecimento étnico e combate às violações que atingem nossas comunidades” destaca.

A Calin Dara Soares destacou a importância do evento como símbolo de avanço e resistência. “A realização dessa conferência já foi o nosso maior avanço para a população cigana. Seguimos lutando por acesso as políticas públicas e respeito” disse.

A leitura de cartas realizada por Andaluza Nayana também simbolizou a valorização dos saberes tradicionais Calon como expressão legítima de identidade, cultura e resistência.

Seguimos fortalecendo a luta por direitos, respeito e justiça, com identidade,ancestralidade e representatividade.
Rede Brasileira dos Povos Ciganos

Autor: Ascom RBPC