Ação integrada resultou na apreensão do caminhão e na autuação do infrator.
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou, na manhã desta terça-feira (4/11), o descarte irregular de resíduos sólidos em uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA), nas proximidades do Quarto Anel Viário, no bairro Messejana. O flagrante, realizado com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), foi possível graças ao sistema de videomonitoramento, que identificou a infração e acionou uma equipe de campo próxima.
Os agentes se deslocaram até o local, onde constataram o descarte irregular de entulhos realizado por um caminhão de uma empresa. O responsável foi autuado em flagrante e o veículo apreendido e conduzido à sede da Agefis para os devidos procedimentos administrativos.
De acordo com o Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), o descarte inadequado de resíduos é considerado infração grave, sujeita à multa e apreensão do veículo utilizado. A multa para esses casos varia de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.
“É um trabalho de inteligência e de integração que nos permite realizar ações mais efetivas e entregar uma cidade mais limpa e ordenada para a população de Fortaleza”, destacou a gerente de fiscalização da Agefis, Carolina Duarte.
Em agosto deste ano, a Agefis ampliou o sistema de videomonitoramento utilizado pela fiscalização, com a inauguração de uma sala na sede do órgão. O reforço tem contribuído de forma significativa para a identificação de infratores que realizam o descarte irregular de lixo em Fortaleza. Somente em 2025, já foram registradas 410 autuações a partir das imagens captadas pelas câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Autor: Da redação com ascom/foto: ascom











