Por meio do programa, 20 praças de Fortaleza contam com quiosques com acervos de 400 livros cada.
A Prefeitura de Fortaleza recebe, nesta quarta-feira (29/10), às 15h, os representantes de 20 praças que possuem quiosques com acervo de 400 livros cedidos por meio do programa Leitura na Praça, executado pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). A solenidade, que acontecerá na Cidade da Criança, contará com a assinatura de termo de compromisso, fortalecendo a parceria entre poder público e sociedade civil e reforçando a responsabilidade dos representantes para coordenar as atividades realizadas com a comunidade, além de garantir o bom uso dos acervos.
De acordo com a presidente da Funci, Germana Mesquita, a leitura tem um papel de grande importância no desenvolvimento das crianças. “A leitura, por meio do lúdico, promove o desenvolvimento e aprimora as habilidades de comunicação, bem como imaginação, conhecimento e fatores essenciais para o crescimento do ser humano”, afirmou.
Diante dessa importância, o Leitura na Praça tem o objetivo de desenvolver atividades literárias, sociais, culturais e de lazer nos espaços públicos, mobilizando a comunidade por meio de ações inclusivas o incentivo à leitura, junto às crianças, adolescentes e suas famílias, assim criando laços de afetividades, bem como sentimento de pertença com sua comunidade.
O projeto tem foco em praças que se localizam em bairros de maior vulnerabilidade social. Cada praça recebe um quiosque com acervo de 400 livros, que abordam temas como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade. As praças recebem pinturas coloridas no entorno dos quiosques para incentivar as brincadeiras. Além disso, passam por um processo de revitalização realizado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), buscando incentivar a ocupação do espaço público.
Como funciona
A administração do equipamento é feita pela própria comunidade. Cada quiosque tem adotante que atua de forma voluntária, passa por curso de capacitação e firma um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Fortaleza para definir o horário de funcionamento e a organização.
Após a inauguração, são realizadas visitas periódicas de acompanhamento do projeto, além de programação com oficinas, contação de histórias e atividades realizadas por arte-educadores da Funci.
Autor: Da redação com ascom/foto:ascom











