Sistema Fecomércio realiza Encontro Sesc Povos do Mar em Jericoacoara

92

Em sua terceira edição na região, o projeto reúne povos do sertão, serra e mar em uma grande imersão e intercâmbio cultural.

Dos dias 23 a 26 de outubro, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e Senac, realiza o Encontro Sesc Povos do Mar – Circuito Jeri. O projeto conta com a participação de mais de 40 munícipios, reunindo comunidades do litoral e também da serra e sertão para quatro dias de troca de saberes e imersão cultural. Em sua terceira edição na região, o projeto conta com a participação de rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos, louceiras e indígenas do semiárido. O evento é gratuito e aberto ao público.

 A programação vai proporcionar experiências culturais que passam por três munícipios: Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacora e mais alguns distritos, oferecendo ao público uma maior diversidade de atividades com uma programação repleta de vivências, oficinas, feira, rodas de saberes e apresentações culturais.

“Realizar mais uma edição do Povos do Mar em Jericoacoara é reafirmar o compromisso do Sistema Fecomércio em fortalecer e valorizar as culturas tradicionais das comunidades cearenses. Esse é um momento de festa, de trocas e encontros, a culminância de um trabalho que é feito durante todo o ano de criação de vínculos e divulgação dessa sabedoria popular”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão.

Destaques da Programação

O evento inicia na quinta, às 18h, na Praça de Jericoacoara, com a feirinha “Onde há rede, há renda” trazendo o artesanato de vários locais do estado. Com a participação de grupos tradicionais, reisado, caretas, bonecos gigantes de Aracati e artistas locais, um cortejo desfila do Conselho Comunitário até à praça e no palco principal, apresentações culturais animam o público. Ao longo de todo o evento, passarão pelo palco as atrações: Tribo Jeri, Orquestra de Barro, o multi-instrumentista Allan Kardec Filho, o sanfoneiro Kayro Oliveira, o show Silvero Pereira Interpreta Belchior e a banda Lagosta Bronzeada.

Na Sexta, teremos trilhas e vivências acontecendo simultaneamente durante todo o dia, com destaque para: a trilha da Pedra Furada, que ocorre às 6h; Vivência Pirão na Canoa, na Enseada de Jericoacoara e a Vivência na Vila Guriú, em Camocim, com experiências passando pelo caldo de sururu, tapioca de lencinho e finalizando com uma roda de conversa sobre meio ambiente. Ainda na sexta, haverá a exibição do Documentário “Memórias de Jericoacora” e uma exposição histórica, no gramado do Vila Calango.

No sábado, o encontro dos Cocos com os Mestres da Capoeira promoverá um intercâmbio cultural na Pesqueira durante o famoso pôr do sol de Jeri, e encerrando o evento, no domingo, o passeio ecológico com 40 canoas que seguem pelo mar até um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado, a Pedra Furada.

Para o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão “Esse Povos do Mar em Jeri é uma imersão no território em que pessoas da serra, sertão e semiárido brasileiro vão vivenciar o território do litoral, propiciando diversas conexões, por meio de diálogos, interação e sociabilidade. ”

Senac: Gastronomia, Oficinas e Moda

Parte das atividades da programação do evento são ofertadas pelo Senac, no segmento de gastronomia, em parceria com o Mesa Brasil, o DiCumê: Socialização de Práticas Alimentares e Casa da Tapioca, reúne mestres e mestras das cozinhas tradicionais do estado, proporcionando aos visitantes conhecer as culturas alimentares cearenses de vários territórios. O espaço funciona todos os dias.

Uma das grandes novidades desta edição são as oficinas e orientações que levarão aos expositores momentos de aprendizado coletivo e atendimentos individuais. As atividades abordarão desde a montagem e decoração dos estandes até estratégias de precificação e vendas. Realizadas de quinta a sábado, nos turnos da tarde e noite, essas ações têm como propósito valorizar os produtos, aprimorar a experiência dos participantes e fortalecer o empreendedorismo local.

Outro ponto forte da participação do Senac é o desfile Artesanias e Vestimentas Tradicionais, celebrando a riqueza do artesanato e a força dos povos originários, o desfile é realizado com looks construídos através da colaboração de artesãos presentes no evento, um momento feito para eles e por eles.

Atuação Sesc Povos do Mar

 O Sesc Povos do Mar percorre o litoral cearense de uma ponta a outra, trabalhando a visibilidade e valorização das tradições culturais de comunidades praianas, do sertão e serras. O projeto trabalha a socialização de práticas e saberes através de cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde: práticas alimentares e de medicina tradicional; Feito à Mão: artesãos e as artesanias, os ofícios, labores e técnicas, desenvolvidas através de diversas práticas e experiências; Meio Ambiente e Sustentabilidade: traz experiências de ONGs, associações e das próprias comunidades sobre a questão da preservação ambiental; Cantos, Danças e Brincadeiras: reúnem expressões artísticas e comunitárias que elaboram suas criações nas linguagens tradicionais desenvolvidas pelos Povos do Mar e o Dragões do Mar:  com práticas de lazer e esportes náuticos.

Serviço

Encontro Sesc Povos do Mar – Circuito Jeri

Data: 23 a 26 de outubro

Horários: 08h às 22h

Local: Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara (Vila e Distritos)

Programação completa aqui

*Gratuito

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom