Parlamentares abordam vários assuntos em sessão ordinária desta quinta-feira na ALE-RR

841

 _Dp_Deputado, Ivo Som,Deputado Brito Bezerra e o Deputado, Mecias de Jesus

Vários temas foram colocados em pauta entre os parlamentares em sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 3, no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O deputado Brito Bezerra (PP) iniciou demonstrando preocupação em torno das manifestações organizadas pelos índios favoráveis a demarcação, que constantemente vem bloqueando determinados pontos da BR-174 como forma de protesto contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC), n°. 215, que concede autonomia ao Congresso Nacional para as decisões em torno das novas reservas indígenas.

Ele sugeriu que a Mesa Diretora acionasse a assessoria jurídica da Casa para a criação de uma Moção de Apoio com a assinatura dos 24 pares em favor da referida proposição, bem como que seja revista a situação das áreas demarcadas do estado. “Não podemos permitir que Roraima se torne um estado sem perspectiva de crescimento econômico, sendo que mais de 40% das terras produtivas são ocupadas apenas por 22 mil índios que não possuem condições de trabalhar nesses locais com a agricultura, pecuária entre outras atividades no campo”, justificou.

O deputado George Melo (PSDC) parabenizou Bezerra e confirmou apoio ao parlamentar.

A vice-presidente do Legislativo, deputada Aurelina Medeiros (PSDB), informou que tomará as providências para atender a solicitação do parlamentar.

Já o deputado Ivo Som (PTN) esclareceu a notícia de um jornal local em torno do suposto acidente automobilístico em que esteve envolvido contra uma servidora concursada e empossada recentemente pelo Legislativo, próximo as dependências da Casa, que conforme a imprensa estava conduzindo uma moto. Na ocasião, ele negou tal notícia e disse que a servidora não havia se machucado, e tão pouco recebido alguma regalia para não levar o caso ao conhecimento público.

“Estou acionando a minha assessoria jurídica para que tomem as providências necessárias sobre esse caso. A própria funcionária se prontificou a esclarecer a situação, pois tudo não passou de um susto somente, mas sem nenhum acidente como noticiam na mídia”, justificou.

O deputado George Melo (PSDC) se mostrou solidário a Ivo Som e confirmou apoio nas decisões tomadas por ele em torno do caso.

O deputado Mecias de Jesus (PRB) fez uma reflexão em torno dos 25 anos do Estado de Roraima. No discurso ele falou sobre as problemáticas envolvendo os setores da educação, saúde, segurança e infraestrutura, que segundo afirma estão acontecendo desde 2009, quando o atual governador José de Anchieta (PSDB) assumiu o posto de chefe do Executivo. Ele também fez um comparativo sobre os valores exorbitantes das dívidas contraídas para resolver os referidos problemas, porém que, no entanto não estão superando as expectativas.

“São obras inacabadas, patrimônios públicos abandonados, aluguéis desnecessários para alojar órgãos públicos, escolas caindo aos pedaços, bem como as constantes greves, a Universidade Estadual de Roraima (UERR), sem condições para trabalho, como as manifestações dos professores em busca de melhorias e as pontes, vicinais e estradas intrafegáveis”, criticou Jesus, parabenizando os novos servidores do Legislativo que ingressaram por meio de concurso público.

O parlamentar encerrou fazendo um levantamento sobre o trabalho que realizou em prol dos funcionários da ALE-RR, quando ocupava o cargo de presidente da Casa.

Os deputados Ivo Som e Aurelina Medeiros discordaram de Mecias de Jesus e falaram sobre as ações que o governo vem realizando em prol do desenvolvimento do estado.

 

Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano