“Defendi o Estatuto da Pessoa com Deficiência, votei pela Convenção da ONU” destaca José Airton .

182

O país tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Censo Demográfico de 2022, mais de 7% de sua população.

Hoje, 21 de setembro, é a data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

O deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE), Hoje, 21 de setembro, é a data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, “Ao longo do meu mandato, apresentei projetos, votei leis e reafirmo meu compromisso permanente com essa causa.” Afirma o deputado.

A data

A data – definida em 1982 pelos movimentos das pessoas com deficiência e oficializada em 14 de julho de 2005, através da Lei 11.133, no primeiro mandato do presidente Lula- coincide com o Dia da Árvore e, as vésperas do início da primavera, simboliza o nascimento das reivindicações por inclusão e participação das pessoas com deficiência na sociedade.

Estatuto

José Airton, acrescenta “Defendi o Estatuto da Pessoa com Deficiência, votei pela Convenção da ONU e mais recentemente apresentei o PL 1188/2025, que garante isenção de IPI para que pessoas com deficiência e autistas tenham acesso à tecnologia e educação” destaca o parlamentar.

Sei que as piores barreiras não são as arquitetônicas, mas as invisíveis: o preconceito, a exclusão e a indiferença. São muralhas que precisamos derrubar todos os dias. “Inclusão não pode ser promessa, tem que ser realidade” lembrou José Airton.

Autor: Da redação com informações/Fotos; divulgação