Nota de Repúdio da RBPC pelo ato de intolerância religiosa e vandalismo praticado contra a estátua da Santa Sara Kali

1148

A Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio ao ato de vandalismo, preconceito e de intolerância religiosa ocorrido nesta sexta-feira (29/08), na Gruta de Santa Sara Kali, no Rio de Janeiro, onde a imagem da padroeira dos povos ciganos de todo o mundo foi violentamente atacada.

O 1º Templo Oficial do Brasil e da América Latina é a Gruta de Santa Sara Kali, que está localizada no Parque Garota de Ipanema, Arpoador, Rio de Janeiro, Brasil. Antes de sua instituição só havia o da França, em Saint Marie de La Mer.  A data da Santa Padroeira dos Ciganos – 24 de maio – é comemorada na Gruta desde 1998.
E, em 2003, a Santa Sara Kali foi assentada, definitivamente na Gruta.

Santa Sara Kali representa fé, resistência, acolhimento e proteção espiritual para os povos ciganos e para inúmeros devotos que, independentemente de etnia ou religião, encontram em sua figura um símbolo de esperança e respeito. O ataque à sua imagem não é apenas uma afronta religiosa, mas também um gesto de intolerância e desrespeito à cultura, à espiritualidade e à identidade cigana.

A RBPC reforça que esse ato covarde fere não somente os ciganos, mas toda a sociedade que luta pela convivência pacífica, pela liberdade religiosa e pelo direito à diversidade cultural no Brasil.

Exigimos das autoridades competentes a devida investigação e punição dos responsáveis, para que fatos como este não se repitam. Também conclamamos a sociedade civil, entidades religiosas e movimentos sociais a se unirem contra qualquer forma de intolerância e vandalismo, em defesa da liberdade de fé e da dignidade dos povos.

Santa Sara Kali é luz, é símbolo de união e de superação. Nenhum ato de violência será capaz de apagar sua força nem de calar a fé do nosso povo.

Rede Brasileira dos Povos Ciganos – RBPC

Fortaleza/CE, em 30 de agosto de 2025.