Capacitação, fruto de parceria entre a Senad e a Fiocruz, será gratuita e on-line. Matrículas podem ser feitas até 21 de setembro.
A programação inclui sete módulos sobre direitos humanos, participação social, legislação e políticas penais; redes de atenção e acolhimento; gênero, raça e classe; justiça socioambiental; e práticas inovadoras de cuidado e reinserção social.
Estão abertas, até 21 de setembro, as inscrições para o I Ciclo Formativo Gente no Centro – Abordagens Intersetoriais e Integradas para uma Política de Drogas no Brasil, voltado a profissionais interessados em construir uma política de drogas mais humana e inclusiva. A formação é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O curso será totalmente virtual, com 40h de duração, sendo 25h de aulas ao vivo, via Microsoft Teams, e 15h de atividades gravadas no Google Classroom. Haverá turmas nos turnos matutino e vespertino: as aulas da manhã serão de 6 a 10 de outubro, das 9h às 14h30, e as da tarde de 29 de setembro a 3 de outubro, das 13h às 18h30.
Serão oferecidas 2 mil vagas. Podem se inscrever profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Sistema de Justiça e do Sistema Penitenciário, além de gestores públicos, representantes de movimentos sociais e integrantes de conselhos de políticas sobre drogas.
A programação inclui sete módulos sobre direitos humanos, participação social, legislação e políticas penais; redes de atenção e acolhimento; gênero, raça e classe; justiça socioambiental; e práticas inovadoras de cuidado e reinserção social. A metodologia combina aulas expositivas, estudos de caso, fóruns de debate e recursos multimídia. Em algumas capitais, instituições públicas parceiras vão disponibilizar espaços para transmissão das aulas.
Segundo a secretária da Senad, Marta Machado, a procura já aponta para novas edições. “Temos uma demanda importante por formação na política sobre drogas e estamos atentos a isso. Preparamos um curso de curta duração, de excelência, com profissionais reconhecidos no campo. Neste momento, vamos ofertar 2 mil vagas, mas já prevemos abrir mais 2 mil em seguida”, afirma.
Projeto Gente no Centro da Política sobre Drogas
O Projeto Gente no Centro da Politica sobre Drogas é uma iniciativa da Senad, em parceria com a Fiocruz, com o objetivo de promover ações territoriais de prevenção ao uso de drogas, articular serviços intra e intesetoriais e formar profissionais para o fortalecimento da política pública sobre drogas no Brasil.
A iniciativa também visa o aprimoramento dos processos de decisão e encaminhamentos da Justiça Criminal; a melhoria dos fluxos de referência e contrarreferência nos serviços penais; e a qualificação dos atendimento nas redes de saúde e proteção social.
Para apoiar essa atuação, o projeto conta com 27 assessores técnicos distribuídos em todo o território nacional.
Autor: Da redação com ascom/foto: ascom