Seminário do Biênio da Primeira Infância: Deputado José Airton Cirilo defende que a primeira infância esteja no centro dos investimentos

226

Evento foi promovido por 12 comissões da Câmara e ouviu governo e sociedade civil.

Nesta terça-feira (12/08), o deputado federal e secretário da Primeira Infância, Adolescência e Juventude da Câmara, deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE), participou do Seminário do Biênio da Primeira Infância, somando forças com quem acredita que cuidar das crianças é cuidar do futuro — do Brasil, das famílias, de todos nós.

De acordo com o deputado José Airton “Investir na primeira infância é fundamental para o futuro, e como Secretário da Primeira Infância e Juventude na Câmara dos Deputados, carrego a certeza de que nenhuma política é mais urgente ou mais transformadora do que aquela que protege, escuta e abraça uma criança” destaca o parlamentar.

Para o secretário José Ailton “O que a gente planta nos primeiros anos de vida floresce por toda a existência. É por isso que sigo firme nesse compromisso: construir caminhos mais justos, acolhedores e cheios de esperança — começando pelos pequenos, que são imensos” disse o secretário.

Ações

O secretário da Primeira Infância, Adolescência e Juventude da Câmara, deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE), acrescentou que a ideia de que a primeira infância começa na concepção deve estar expressa nas ações governamentais. Ele também destacou o lançamento recente da Política Nacional Integrada da Primeira Infância pelo governo federal, com o objetivo de estabelecer a coordenação intersetorial das políticas destinadas à criança.

Unicef

Oficial de Primeira Infância do Unicef, Maíra Souza afirmou que a criança só vai estar no centro das políticas públicas se estiver no centro do orçamento. Ela também lembrou que a pobreza tem várias dimensões e, no caso da infância, não é só a renda, mas uma série de exclusões que afetam a vida dos pequenos, como o racismo que é vivenciado desde cedo. “Investir em primeira infância não é gasto. É estratégia de desenvolvimento econômico e social”, defendeu.

Autor: Da redação com informações/ fotos; divulgação