Prefeitura de Fortaleza apresenta nova Cidade da Criança para entidades parceiras; abertura do equipamento será no Dia dos Pais

153
Espaço conta com oito circuitos interativos e oito casas temáticas, com atividades educativas, artísticas e lúdicas para crianças na primeira infância.

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, nesta segunda-feira (4/8), a estrutura da nova Cidade da Criança às entidades parceiras que contribuíram para a reestruturação do tradicional equipamento do Centro. O evento foi conduzido pela primeira-dama Cristiane Leitão, idealizadora do projeto Infância Viva. A reinauguração e abertura do espaço ao público geral ocorrerão no próximo domingo (10/8), em comemoração ao Dia dos Pais.

Com foco no desenvolvimento integral da infância, o novo espaço conta com oito circuitos interativos e oito casas temáticas, que oferecerão atividades educativas, artísticas e lúdicas. Como destacou a primeira-dama Cristiane Leitão, a Cidade da Criança abriga serviços essenciais voltados à promoção da cidadania e ao estímulo do crescimento saudável das crianças.

“Este é o início da reabertura da Cidade da Criança, totalmente revitalizada como um grande equipamento voltado à primeira infância e a todos os fortalezenses. Contamos com a participação da SME, da Secultfor, da Cespi, da Guarda Municipal e de diversas outras secretarias. Todos os programas da primeira infância vinculados à Funci, assim como o Gabinete da Primeira-Dama, também estarão sediados aqui”, afirmou.

Cristiane Leitão também destacou sobre as atividades que deverão ser realizadas no espaço. “O parque contará com ações não só para as crianças, mas para toda a família. Serão promovidas visitas escolares, contação de histórias, piqueniques, além de um cinema para todos os fortalezenses. Também trabalhamos, neste espaço, com dados e estatísticas de ações de impacto para a primeira infância, tudo isso inserido no Plano Fortaleza Inclusiva”, informou.

A vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, reforçou que a reestruturação da Cidade da Criança está alinhada aos objetivos do Plano Fortaleza Inclusiva e detalhou alguns dos programas sociais que funcionarão no local.

“A Cidade da Criança, que também é a Praça da Liberdade, dá concretude ao Plano Fortaleza Inclusiva. Trata-se de um plano ousado, alinhado à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e que tem na infância um de seus pilares. Este equipamento materializa essa proposta, com atividades como o Entrega Legal, programa voltado ao acompanhamento de processos de adoção; e o Sim, Eu Existo, que assegura cidadania às crianças e suas famílias. Este é um verdadeiro espaço de cidadania, participação social e inclusão”, destacou.

O chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Fortaleza, Rui Aguiar, que participou do evento, explicou a importância do Observatório da Primeira Infância de Fortaleza, que também faz parte da Cidade da Criança.

Objetivo é promover o monitoramento, a análise e a disseminação de dados e informações estratégicas sobre a primeira infância na capital, com foco na formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

“O Observatório da Primeira Infância será um local estratégico de produção de evidências, voltado à formulação de políticas públicas que realmente enfrentem os problemas concretos da população. Fortaleza precisa e merece essa inteligência: um centro de geração de dados e conhecimento para qualificar ainda mais suas ações. A cidade já é reconhecida por sua inovação, pois conta com profissionais altamente qualificados. Nosso desejo é que toda a cidade se torne, de fato, uma Cidade da Criança”, afirmou.

São entidades parceiras na revitalização da Cidade da Criança: Enel, Instituto de Assistência e Proteção (IAPS), Fecomércio, Grupo Aço Cearense, Farias Brito, Grupo Cidade, Grupo Ventura, Atos Edições, Jacaúna e Quitanda Soluções.

Estrutura da Cidade da Criança

Circuitos

1 – Banco de Histórias: Contação de histórias em roda
2 – Labirinto Sensorial: Texturas e descobertas
3 – Expedição Radical: Aventura e desafios com segurança
4 – Mundo do Toque: Exploração tátil livre
5 – Giro da Alegria: Movimento e diversão
6 – Aventura do Equilíbrio: Obstáculos e coordenação
7 – Estação do Movimento: Corridas e desafios motores
8 – Recanto Natural: Brincar com elementos naturais

Casas Temáticas

1 – Casa da Imaginação: Leitura, histórias e dramatização
2 – Casa da Tecnologia: Robótica, programação e inovação
3 – Casa do Artelier: Arte, capacitação e criatividade
4 – Casa da Cidadania: Valores, participação e convivência
5 – Casa do Café: acolhimento e encontros afetivos
6 – Casa das Oficinas Criativas: Jardinagem, costura e reciclagem
7 – Casa da Cespi e projetos da Funci
8 – Castelinho e Espaço Cultural: Mostras e produções infantis

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom