Nesta quinta-feira, 24 de julho, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no plenário da Câmara Municipal a entrega do reconhecimento “Comenda – APS Nota 10” a nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município que alcançaram nota máxima na avaliação nacional da Atenção Primária à Saúde (APS).
Os resultados, divulgados pelo Ministério da Saúde em 11 de junho, referem-se ao 1º quadrimestre de 2025 e são baseados no desempenho das UBSs em sete indicadores estratégicos: realização de consultas de pré-natal e exames de HIV/sífilis em gestantes, cobertura vacinal infantil, atendimento odontológico, exames citopatológicos preventivos, além do acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes.
Com esse desempenho de excelência, Várzea Alegre passou a integrar o grupo dos 40 municípios com melhores resultados do Ceará, ocupando a 32ª colocação entre os 184 municípios do estado.
O reconhecimento é fruto do trabalho comprometido das equipes de saúde, da gestão da Secretaria Municipal de Saúde e do esforço contínuo em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade à população. A conquista reconhece a efetividade das ações desenvolvidas e fortalece o compromisso do Governo Municipal com o bem-estar da comunidade varzealegrense.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Flavinho e da primeira-dama Íngrid Lemos; do vice-prefeito Antônio Neto e da segunda-dama Leidiane Gonçalves; da secretária de Saúde, Francimones Albuquerque; da presidente da Câmara de Vereadores, Menésia Simão e dos vereadores Otoniel Júnior, Valdilene Bitu e Dedé da Topique; além do ex-secretário de Saúde, Ivo Leal.
As UBSs homenageadas foram:
1. UBS Grossos – 1º lugar
2. UBS Juremal – 2º lugar
3. UBS Varjota – 3º lugar
4. UBS Sanharol – 4º lugar
5. UBS 4 Bocas – 5º lugar
6. UBS Riacho Verde – 6º lugar
7. UBS Praça Santo Antônio – 7º lugar
8. UBS Calabaça – 8º lugar
9. UBS Canindezinho – 9º lugar
A premiação destacou a importância do fortalecimento da Atenção Básica como base do Sistema Único de Saúde (SUS) e o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.
Autor: Da redação com ascom/Foto: Pedro Hiarley