Capital da Fé do Brasil: “Juazeiro do Norte é um exemplo de como a fé move o povo brasileiro e impulsiona o desenvolvimento local” diz José Airton

334

O deputado federal José Airton Félix Cirilo (PT-CE) apresentou nesta quarta-feira (16/7) o Projeto de Lei nº 3.454/2025, que propõe tornar o município de Juazeiro do Norte, no Ceará, como a Capital da Fé do Brasil.

De acordo com José Airton “A proposta valoriza a importância histórica, cultural e espiritual da cidade, considerada um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina” disse o parlamentar .

O projeto também institui o dia 24 de março data de nascimento do Padre Cícero Romão Batista como o Dia Nacional da Capital da Fé, a ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Brasil. A homenagem reconhece a relevância de Padre Cícero como símbolo da fé nordestina e da devoção do povo brasileiro.

“Juazeiro do Norte é um exemplo de como a fé move o povo brasileiro e impulsiona o desenvolvimento local. Mais de dois milhões de romeiros visitam a cidade todos os anos, fortalecendo a identidade cultural nordestina e movimentando a economia da região”, destaca o deputado José Airton.

Entre os principais eventos religiosos do município estão às romarias de Nossa Senhora das Candeias, de Finados, do aniversário e da morte do Padre Cícero, além das festividades em homenagem a Nossa Senhora das Dores. A cidade abriga marcos religioso de grande significado, como a estátua de Padre Cícero, a Basílica de Nossa Senhora das Dores e os santuários de São Francisco e do Sagrado Coração de Jesus.

O reconhecimento de Juazeiro do Norte como Capital da Fé do Brasil é, segundo o parlamentar, um ato de valorização do patrimônio espiritual e cultural que une milhões de brasileiros por meio da fé.

Autor: Da redação com informações /foto divulgaçao