CONFERÊNCIA DAS CIDADES – Representantes municipais discutem sobre reforma urbana

956

dra. eugenia glaucyNesta quarta-feira (25) representantes dos 15 municípios do Estado, movimentos sociais e da sociedade em geral compareceram à abertura da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que vai acontecer até esta quinta (26) no Teatro Jaber Xaud, Sesc-Mecejana. A meta é reunir propostas dentro do conceito de reforma urbana, para serem encaminhadas na edição nacional do evento.

A conferência é organizada pela Secretaria Estadual de Articulação Municipal e Política Urbana (SEAM) e pelo Conselho Estadual das Cidades (Consec-RR). O tema da edição deste ano é “Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já”, que vai discutir questões como habitação, saneamento básico, saúde, inclusão social e digital, trânsito, acessibilidade, meio ambiente, trabalho, mobilidade urbana, entre outros temas.

Os delegados escolhidos nas etapas municipais levaram suas propostas a fim de discutir e chegar a um consenso a respeito do que é melhor para a população como um todo. O prefeito de Alto Alegre, José de Arimateia, disse esperar melhorias no tocante à urbanização de seu município.

“É importante a participação de todos para que o povo possa ser ouvido. Como um gestor público, quero fazer o melhor para os meus munícipes. Uma das nossas propostas é sobre o plano diretor do município. Queremos fazer um planejamento melhor para atender o crescimento da nossa cidade, não só da sede, mas também na zona rural”.

Para a secretária de Articulação Municipal e presidente do Consec-RR, Eugênia Glaucy, na conferência estadual será construída uma discussão nas três esferas de governo, na elaboração de um sistema nacional de desenvolvimento urbano, onde cada município vai apresentar a sua realidade e propor uma ação nas questões em debate.

“Todos os municípios realizaram as conferências e tiraram propostas que vêm agora à plenária estadual e que serão levadas a Brasília, onde serão apresentadas, votadas, delineadas e, no futuro, orçadas para serem executadas nos municípios. O processo é de construção para que as três esferas de governo, junto à população, construa um objetivo de melhorar a qualidade de vida nessa perspectiva dos instrumentos democráticos”.

A etapa estadual será marcada por debates em plenárias, mesas redondas e discussões divididas por eixos temáticas. A Conferência Nacional das Cidades está marcada para acontecer em Brasília, entre os dias 20 e 24 de novembro, onde todas as propostas colhidas nas conferências estaduais serão apresentadas.

Da redação