De acordo com o deputado Acrísio Sena (PT), “Isso é resultado de uma lei de minha autoria, sancionada em 2012, quando fui vereador de Fortaleza: o Estatuto de Segurança Bancária que visa garantir a segurança em agências bancárias e instituições financeiras, buscando proteger tanto os usuários quanto os funcionários” destaca o parlamentar
Acrísio Sena lembrou da luta da categoria por uma lei que garantisse a proteção dos bancários e da população de Fortaleza, tendo em vista o índice crescente de assaltos a agências e “saidinhas bancarias”. O parlamentar afirmou que desde a criação do Estatuto que há mais de 10 anos Fortaleza não registra crimes como saidinhas bancárias ou assaltos a bancos.
Estatuto
O Estatuto, dentre as suas normas de segurança, conta com a obrigatoriedade das portas eletrônicas, vidros resistentes a impactos e a disparos de arma de fogo de grosso calibre, sistema de monitoramento e gravação eletrônica em tempo real, além de divisórias e biombos nos caixas das agências e no autoatendimento. Proíbe também o uso de aparelhos celulares no interior dos estabelecimentos, obrigando as agências a instalarem bloqueadores de celular para coibir as “saidinhas bancárias”. Estão previstas ainda penalizações para o não cumprimento da Lei, desde autuações à interdição dos estabelecimentos.
Autor: Da redação com informações/Foto: divulgação