MTST/RR participa da 5ª Conferência Estadual das Cidades

936

MTSTRR participa da 5ª ConferênciaCom o tema “Quem muda a Cidade somos nós, Reforma Urbana já!”

O governo do estado, por meio da Secretaria de Articulação Municipal e Política Urbana (SEAM) e o Conselho Estadual das Cidades (Consec/RR), realiza a 5ª Conferência Estadual das Cidades-CEC tem o tema “Quem muda as cidades somos nós: – Reforma Urbana já!”. A programação dos dois dias inclui realização de palestras, apresentação de propostas por eixos temáticos e aprovação do regulamento do encontro estadual. As propostas debatidas entre gestores e sociedade civil serão levadas para a conferência nacional, que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro em Brasília.

O evento acontece, até esta quinta-feira (26/09), no auditório do Sesc ( Mecejana), em Boa Vista, e conta com a participação de representantes de diversos segmentos. O encontro pretende discutir e elaborar propostas para o desenvolvimento urbano. As sugestões definidas como parte da política estadual serão analisadas na etapa nacional, presidida pelo ministro de Estado das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Roraima-MTST-RR, participa ativamente da CEC, de acordo com a coordenadora nacional, Maria Ferraz essa etapa que antecede a etapa nacional é muito importante. “Vamos defender as propostas que serão apresentadas durante a Conferência Nacional” disse Ferraz. 1.689 delegados participaram da 5ª Conferência Nacional das Cidades, o estado de Roraima participara com 32 delegados.

De acordo com a presidente do CONSEC-RR, Eugênia Glaucy, discutir os papéis dos governos federal, estadual e municipal com relação sobre as políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano é uma necessidade urgente. “A mudança tem que ser feita em conjunto, esse é o momento, contextualizando Roraima no quesito desenvolvimento urbano”, afirmou Glaucy.

As políticas públicas são formuladas através do diálogo com a sociedade, possibilitando mediações democráticas que fortalecem e incentivam a participação e o controle social, que são elementos fundamentais para construção de propostas de resoluções, programas, projetos e implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano.

Ascom/MTST/RR.