As empresas que fazem o transporte urbano coletivo em Boa Vista passaram por vistorias no último sábado (21). A ação foi realizada por seis agentes de fiscalização da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), nos veículos das Empresas Viação Cidade de Boa Vista e Cidade Boa Vista.
“Mais do que punir, nosso objetivo é corrigir as falhas e garantir a prestação de um serviço de qualidade. Esta é uma ação rotineira realizada semestralmente pela equipe de fiscalização. Com a verificação acreditamos que estarão circulando nas ruas veículos em perfeitas condições de uso, contribuindo para a qualidade dos serviços”, destacou o presidente da Emhur, Edgard Magalhães.
Nas inspeções são verificados equipamentos como extintor, buzina, tacógrafo, portas, pneus e, ainda, os itens de acessibilidade. Agora pelo novo sistema, que conta com o registro de imagens, todos os veículos são fotografados. Dos 71 veículos vistoriados, 28 estavam com algum tipo de irregularidade, entre elas extintores de incêndio vencidos e lanternas com defeito. A equipe de fiscalização estipulou um prazo de três dias para as empresas resolverem os problemas, após o período haverá nova fiscalização.
Melhorias – A Prefeitura está realizando ações constantemente para garantir a melhoria dos serviços de transporte público. As denúncias de irregularidades nos veículos podem ser feitas por meio da Central de Atendimentos da Prefeitura, 156 ou na sala de fiscalização do Terminal João Firmino Neto, no Centro. Todas as denúncias geram um processo administrativo e são apuradas pela Comissão de Apuração de Denúncias – CAD na EMHUR. A Prefeitura possui ainda um Projeto de Mobilidade Urbana já aprovado pela Câmara de Vereadores que prevê ações para melhoria tanto do tráfego de veículos, como do transporte coletivo.
Secom: PMBV