Uma palestra/debate, com representantes do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame) e da Justiça Itinerante, marcou o encerramento da II Feira de Ciências Humanas: Humana Sesc 2013, promovida pelo Centro de Educação Sesc, nos dias 23 e 24 de setembro.
A diretora do Chame, Marília Pinto, destacou o papel do órgão no combate à violência contra a mulher, informando que nos últimos quatro anos foram registrados mais de 7 mil casos de violência física e psicológica contra mulheres na faixa etária de 16 a 45 anos.
“As estatísticas mostram que os casos de violência atingem mulheres de todas as camadas sociais. A Lei Maria da Penha está ai para punir os agressores, mas é preciso que as vítimas tenham a coragem de denunciar”, alertou.
O técnico da Justiça Itinerante Darwin Lima respondeu a questionamentos dos alunos com relação a vários temas divórcio consensual, guarda e responsabilidade de menor, declaração de união estável, pensão alimentícia, exoneração de alimentos, revisional de alimentos, conversão de separação em divórcio, dissolução de sociedade de fato, ação de cobrança e reconhecimento de maternidade e paternidade.
Para a supervisora de Ensino Médio do Sesc, Elane Trajano, o evento teve como objetivo apresentar aos alunos os órgãos que asseguram os direitos do cidadão.
“A ideia é colocar os alunos em contato com essa realidade, para que ele possa ter o conhecimento sobre o que acontece e saiba a quem recorrer caso necessite”, afirmou.
O aluno do 2º Ano do Ensino Médio Mateus Freire, 15, que foi um dos mediadores do debate, gostou da iniciativa e destacou a importância do evento. “Devemos discutir os direitos humanos porque hoje, o que mais vemos, são pessoas sendo maltratadas e muitas vezes sequer conhecem os seus direitos, nem a quem recorrer”, disse.
A Feira
O projeto envolve as disciplinas História, Geografia, Sociologia e Filosofia e traz como tema os Direitos Humanos, com o título “Direitos Humanos Direitos”.
Além de palestras, debates e mesas redondas, foram apresentados trabalhos de pesquisas realizados pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e atividades culturais.
Ecos
A programação do Humana Sesc também uma atividade de plantio de mudas regionais, promovida pelo “Ecos – Programa de Sustentabilidade”. Na ocasião, os alunos do Centro de Educação Sesc atuaram com na arborização do Centro de Atividades Mecejana, plantando espécies como ipê amarelo, chuva de ouro, oiti e andiroba. Para a atividade de plantio, o programa Ecos contou com a doação do 6º Bec, Horto Municipal, Embrapa, Green Máquinas e Rural Fértil.
O Ecos visa diminuir os impactos socioambientais e otimizar os recursos dentro da instituição Sesc. Com o programa, o regional de Roraima assume o compromisso de buscar a redução dos gastos com papel, energia elétrica, água, copos plásticos e demais materiais, além de realizar atividades educativas de respeito ao meio ambiente.
Ascom: SESC-RR