Mecias de Jesus fala do polêmico projeto de Zoneamento Econômico Ecológico

787

Dep.Mecias de Jesus Foto.Alfredo Maia (1)Parlamentar destacou que assunto precisa ser cuidadosamente debatido

Na manhã desta quarta-feira, 25, no plenário Valério Magalhães, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), o deputado Mecias de Jesus (PRB) usou a tribuna para falar sobre matérias que deixam de ser veiculadas pela imprensa local quando o assunto em questão é contra a base governista. De acordo com o parlamentar, não há imparcialidade na mídia boa-vistense.

Mecias destacou a matéria veiculada na revista Veja na última semana em que mostrou a denúncia feita sobre a casa do governador José de Anchieta no valor de 2 milhões de reais. “Estas revistas sequer chegaram às bancas de nossa cidade e as que chegaram foram rapidamente subtraídas. Me causa estranheza a imprensa de Roraima dar pouquíssima atenção a respeito desta matéria que teve repercussão nacional”, disse.

O parlamentar falou ainda do novo jornal que está em circulação no estado. “Por se tratar de um jornal chapa branca, nunca veremos nenhuma matéria em que fale as reais situações do estado, em compensação todos os passos da oposição serão divulgados, como tem sido há tempos, sempre mudando o discurso e fora de contexto”, ressaltou.

Mecias ressaltou que gostaria que os meios de comunicação tivessem a mesma dosagem, o mesmo peso e a mesma pedida com a base governista e a oposição. “Por que os meios de comunicação do governo não falam da qualidade da educação do estado? Por que não falam da falta da merenda escolar ou da ausência de instrumentos necessários para os professores ministrarem suas aulas? Vemos alunos e professores desmotivados, escolas desmoronando e o dinheiro da secretaria indo para outros canais”, destacou.

Zoneamento Econômico Ecológico – Ainda em seu discurso, o parlamentar levantou uma importante questão que foi amplamente debatida pelos parlamentares. Mecias destacou que de acordo com o ZEE proposto, o município de Rorainópolis passaria a ter 40 mil hectares para a população morar e produzir. O município de São João da Baliza passaria a ter 20 mil hectares, enquanto empresários do estado possuem sozinhos mais hectares que estes municípios.

Os deputados Ivo Som (PTN), Jânio Xingu (PSL), Célio Wanderley (DEM), Flamarion Portela (PTC), Soldado Sampaio (PCdoB), Erci de Moraes (PPS) e Aurelina Medeiros (PSDB) também falaram sobre o assunto.

De acordo com o deputado Ivo, segundo dados do Bolsa Família Nacional, Roraima está em 1º lugar onde se mantém o aluno dentro da sala de aula e segundo dados do Ministério da Educação Nacional, é o 3º estado que melhor paga seus professores.

O deputado Célio Wanderley comentou que a questão do ZEE é uma pauta que está sendo protelada há vários meses, uma vez que era preciso aguardar a aprovação do Código Florestal. “Nós da ALE-RR deveríamos nos inteirar mais sobre o assunto antes de qualquer reunião ou audiência pública que aconteça com o senhor Daniel Gianluppi, uma vez que somos nós que vamos aprovar ou não esta pauta”, disse.

O deputado Flamarion Portela comentou que esta questão é bastante preocupante. “Sabemos que os repasses de FPM e FPE são proporcionais aos municípios e estado. Quando os dados mostram que 99% do estado tem energia elétrica e um bom saneamento básico sabemos que não é verdade embora constem estas informações nos dados oficiais”, ressaltou.

O deputado Erci de Moraes destacou o trabalho realizado por Daniel Gianluppi e destacou seu profissionalismo. “Este é um assunto de extrema importância que deve ser abordado e debatido. Quando este projeto chegar nesta Casa deve ser adequado aos devidos termos”, disse.

A deputada Aurelina Medeiros destacou que o projeto de ZEE deveria ser objeto de uma audiência pública e apresentado a população para que ela se manifeste. “Esta é uma proposta que tem que ter a aprovação da população. Quando este projeto chegar a esta Casa enfrentaremos uma situação bastante difícil, caso não seja realmente bem discutida e bem afinada”, ressaltou.

Secom/ALE-RR/ Foto: Alfredo Maia