Alece realiza plantio de mudas de flamboyant no jardim do Parlamento

227
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e a primeira-dama, Tainah Marinho, realizaram o plantio de mudas de árvores da espécie flamboyant no jardim da sede do Poder Legislativo na manhã desta sexta-feira (06/06). A ação, que faz parte da campanha Junho Ambiental, reuniu também parlamentares e crianças da comunidade do Pio XII.

Na oportunidade, Romeu Aldigueri lembrou que plantar árvores é um ato de amor ao planeta Terra e às presentes e futuras gerações. “É muito mais do que um ato simbólico. Nós precisamos das árvores para ter oxigênio e água, fundamentais para a vida humana no planeta Terra. É importante que a gente passe essa prática para as atuais gerações, para que as nossas crianças e adolescentes entendam a importância de termos áreas verdes cada vez mais nos espaços urbanos e principalmente nas matas próximas a nascentes”, orientou.

O presidente aproveitou ainda para parabenizar o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece. “Teremos uma grande programação durante o mês de junho, toda pensada por nosso Comitê, que envolve servidores e a comunidade. O mais importante é que a gente chame a atenção, entenda e saia da retórica de que o meio ambiente é coisa de humanismo, de apaixonados. O meio ambiente existe para que a gente possa respeitá-lo e aprender a alinhar, a desenvolver o seu ser econômico com proteção ambiental”, destacou.

Ele também destacou a sanção da lei que visa a proteção e o ordenamento de áreas localizadas no litoral cearense. “Tivemos um dia histórico para o meio ambiente do Ceará, que foi a sanção pelo governador Elmano, da Lei de Zoneamento Ecológico e Econômico da Zona Costeira. Nós temos hoje um planejamento de uso e ocupação do solo no nosso litoral, dizendo para aquele bom empreendedor e bom investidor que nós queremos o desenvolvimento do Ceará e teremos regras claras para isso”, salientou.

Presidente da Alece, Romeu Aldigueri, e primeira-dama Tainah Marinho, fazem planto de muda em ato simbólico de compromisso com o meio ambiente /  Foto: Júnior Pio

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, também plantou uma muda e externou sua alegria em fazer parte do ato. “Vamos plantar uma muda como forma de simbolizar que o cuidado de hoje é a transformação do futuro que nós queremos ver florescer, com mais consciência, com mais responsabilidade e com mais respeito ao meio ambiente. E como primeira-dama, tento ser exemplo para muitas pessoas que estão nos acompanhando. A Assembleia Legislativa, como a Casa respeitada que é, precisa reforçar esse compromisso com o meio ambiente todos os dias”, declarou.Para a engenheira ambiental da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Jéssica Tavares, a ação com a participação das crianças reforça a importância de passar para as gerações futuras o cuidado com o meio ambiente. “O plantio de mudas de flamboyant, espécie nativa daqui, simboliza a necessidade da preservação do nosso meio ambiente, da biodiversidade regional e para reforçar esse exemplo para gerações futuras, que replicarão a ação”, enalteceu.

O ato faz parte da programação do Junho Ambiental da Alece, uma agenda de eventos promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social da Casa com atividades voltadas à educação ambiental, economia circular, saúde, bem-estar e inovação sustentável. Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como tema em 2025 o “Combate à Poluição Plástica”, diretriz estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação do Junho Ambiental da Alece segue até o final de junho com atividades diversas envolvendo servidores e comunidades próximas do Poder Legislativo.

SERVIÇO

07/06 (sábado)
???? Auditório João Frederico Ferreira Gomes – Anexo II
???? 8h30 – Aulão do Projeto Alcance – Mudanças Climáticas

08/06 (domingo)
???? Praia do Futuro – Barraca Orla Praia Club.
???? 8h – Limpeza de Praia (parceria com Sema, Seuma e Cagece)

09 a 13/06 (segunda a sexta-feira)
???? Unipace – 1º andar: sala D
???? 13h às 17h – Curso ECOA: Sustentabilidade na Administração Pública – Agenda 2030

10/06 (terça-feira)
???? Salão Nobre
???? 9h – Assinatura do Termo de Compromisso Coleta Seletiva Solidária (Alece, Secretaria das Cidades e Cagece)

10/06 (terça-feira)
???? Prédio Sede
???? 9h às 16h – Distribuição de mudas e adubo orgânico

10/06 (terça-feira)
???? Sinal da Rua Barbosa de Freitas com Avenida Pontes Vieira
???? 9h – Blitz Verde com entrega de mudas

10 a 12/06 (terça a quinta-feira)
???? Prédio Sede
???? 9h às 15h – Feira Sustentável

13/06 (sexta-feira)
???? Ecomuseu do Mangue (Sabiaguaba)
???? 8h30 – Passeio educativo com Agentes ECOA

17/06 (terça-feira)
???? Estacionamento do Anexo I
???? 9h – Inauguração da Estação Verde

17/06 (terça-feira)
???? Anexo III
???? 10h – Visita do presidente à Sala de Resíduos e ao Pátio de Compostagem

18/06 (quarta-feira)
???? Auditório João Frederico Ferreira Gomes – Anexo II
???? 8h30 – Cine Alece: Exibição do documentário “Revolixonários”

27/06 (sexta-feira)
???? Anexo II – 5º andar.
???? 8h30 – Inauguração da Sala de Educação Ambiental

27/06 (sexta-feira)
???? Plenário 13 de Maio
???? 9h – Sessão Solene em alusão ao Mês do Meio Ambiente

Autor;   Da redação com Edição: Vandecy Dourado/fotos: ascom