O presidente da ALE-RR, deputado Chico Guerra em tom emocionado, enalteceu o papel da mulher na sociedade e vida política do Estado

711

Homenagear as pessoas pela atuação positiva no Estado e que se tornaram símbolo e referência à população roraimense. Este é o propósito da Comenda “Orgulho de Roraima”, que foi entregue especialmente às mulheres durante sessão especial na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira (19). A homenagem foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. O presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PSDB), em tom emocionado, enalteceu o papel da mulher na sociedade e vida política do Estado.

“Todas elas são importantes nas nossas vidas, sem ela não seríamos nada, nem ninguém. Vocês, mulheres são exemplo de gratidão e tenho todo respeito por vocês, que criam seus filhos, trabalham, cuidam de seus maridos e lutam pela igualdade de direitos. Temos um número muito pequeno ainda de mulheres na vida política, mas um grande passo já foi dado”, destacou.

Conduzindo à solenidade, a vice-presidente Aurelina Medeiros (PSDB) também enfatizou o papel da mulher no cenário político em Roraima. “Somos apenas duas mulheres no parlamento e precisamos de mais ativismo nesse sentido. A concepção que o povo tem da política é pejorativa, mas precisamos mudar isso. As mulheres são sensíveis e importantes nesse processo de transformação. Nossa luta é grande e precisamos estar a frente das decisões”, afirmou ao fazer referência a deputada Angela Portella (PSC).

Angela foi categórica: “Todas as homenageadas deram uma contribuição importante para Roraima e são motivo de orgulho para nós”, disse ao recitar poema de Carlos Drumond de Andrade, em homenagem à luta e dedicação da mulher.

Ao todo, 34 mulheres foram homenageadas, através de indicações dos parlamentares, que foram apresentadas e votadas em plenário, dentre elas, a desembargadora Tânia Vasconcelos, a prefeita Teresa Surita e a trabalhadora rural, Dalva Moura. Várias entidades e movimentos sociais ligados aos direitos da mulher participaram da solenidade, além do governo do Estado, Câmara Municipal de Boa Vista, Consulado da Guiana e do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame).

Por Kátia Bezerra/Foto: Charles Wellington