As visitas de trabalho aos municípios de Bonfim e Amajari, nos dias 14 e 15 de março, tiveram resultados positivos para a Justiça Eleitoral de Roraima e para os munícipes das duas cidades. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) está cumprindo agenda de visitas a todos os municípios de Roraima, para solicitar às prefeituras, possíveis áreas para construção de Postos de Atendimento Eleitorais, visando facilitar o acesso do eleitor aos serviços eleitorais.
Na tarde de quinta-feira (14), em visita ao município de Bonfim, o presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, ficou satisfeito com a agilidade e presteza da Prefeita Lisete Spies, que juntamente com sua equipe, já havia selecionado um terreno na Rua do Comércio, na qual estão localizados os demais prédios da Justiça, emitido Certidão Negativa de Débitos e encaminhado a Câmara Municipal, Projeto de Lei para viabilizar a doação da área ao TRE-RR.
O prefeito em exercício, Joner Chagas, atendeu a comitiva do TRE-RR e os acompanhou até a área. “Ficamos felizes com a receptividade e organização do município no sentido de viabilizar a obra, que muito vai ajudar os eleitores de Bonfim. Hoje eles fazem parte da 3ª Zona, no Alto Alegre, e precisam percorrer 300 quilômetros para tirar o título, regularizar situação ou qualquer outro serviço da Justiça Eleitoral. Isso será resolvido com o posto de atendimento”, destacou Gursen De Miranda.
Na oportunidade, De Miranda também pediu apoio da Prefeitura de Bonfim para realizar o Projeto Biometria Eleitoral e os Projetos de Educação Política no município, no segundo semestre de 2013.
Amajari também disponibilizou área
Na sexta-feira, às 8h30, a comitiva do TRE-RR seguiu para o município do Amajari, para reunião com o prefeito Moacir Mota e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cleudimar Brito dos Santos. A possível área para construção do posto eleitoral fica em espaço destinado a órgãos públicos do Poder Judiciário. Atualmente, os eleitores do Amajari fazem parte da 7ª Zona Eleitoral, com sede localizada no município de Pacaraima. “A construção desse posto vai evitar que o morador do Amajari precise se deslocar para tirar seu título de eleitor ou regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Muitos jovens aqui ficaram sem tirar o título porque não tinham como se deslocar. E isso vai diminuir também a transferência de título”, destacou o prefeito, que também se colocou a disposição do TRE-RR para receber os projetos Biometria Eleitoral e Educação Política a partir do próximo semestre.
Projeto Eleitor Com Acesso
As viagens a todos os municípios de Roraima fazem parte da execução do Projeto Eleitor Com Acesso. O mesmo objetiva a construção de Postos de Atendimento Eleitoral nas sedes que ainda não contam com o serviço (Normandia, Bonfim, Cantá, Caroebe, São João do Baliza, Iracema e Amajari e Uiramutã), bem como fiscalizar as obras dos municípios que estão recebendo os prédios (Pacaraima e Rorainópolis), e ainda avaliar as necessidades administrativas dos cartórios já existentes (Boa Vista, Caracaraí, Alto Alegre, São Luiz, Mucajaí, Pacaraima e Rorainópolis) .
O presidente do TRE-RR pretende acabar com a necessidade de grandes deslocamentos de eleitores para terem acesso a serviços ofertados pela Justiça Eleitoral. Para ilustrar a situação, atualmente, um eleitor que mora no município do Normandia precisa se deslocar quase 300 quilômetros para solicitar algum serviço.
Texto: Vanessa Brandão/Ascom TRE-RR/ Foto: Orib Ziedson