A Prefeitura de Boa Vista realizou na manhã desta segunda-feira (18), o lançamento oficial da campanha nacional para diagnóstico da hanseníase, geohelmintíase (verminose) e tracoma. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, no Conjunto Cidadão, com a participação de alunos, professores e representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Até sexta-feira (22), 1.440 alunos com idade entre 5 a 14 anos, e ainda 100 servidores que trabalham na escola serão submetidos aos exames. As ações acontecem na quadra onde foi montado um estande com seis salas de atendimento. O trabalho é realizado por sete médicos, três enfermeiros, 10 agentes comunitários de saúde e 40 servidores de apoio.
Para o secretário Municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes, a finalidade é atender as áreas com maior número de casos, considerando os dados do ano passado. O Conjunto Cidadão é um deles. “O objetivo é diagnosticar e tratar precocemente a hanseníase, verminoses e tracoma tanto nos alunos que estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, como em seus familiares. A meta nacional é erradicar essas doenças no prazo de cinco anos”, disse.
De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Ana Maria Nóbrega, as ações de sensibilização começaram semana passada, com palestras e preenchimento de fichas sobre a situação dos alunos. Segundo ela mais de 700 alunos já trouxeram suas fichas preenchidas e as autorizações de tratamento pelos pais. “Os pacientes identificados como casos suspeitos e positivos, começarão a receber o tratamento a partir de hoje como forma de conter a proliferação da doença”, explicou.
Além do diagnóstico, os profissionais da saúde farão o encaminhamento imediato dos casos positivos de hanseníase para tratamento. No caso dos pacientes positivos de tracoma, o acompanhamento e tratamento serão estendidos aos chamados contatos, que são pessoas que convivem com o paciente e estão suscetíveis ao contágio com a doença.
A diretora da escola, Land Mary Freitas Peres agradeceu pela escola ter sido contemplada e disse que a comunidade escolar será toda beneficiada e conseqüentemente os familiares. “São pessoas que precisam desta atenção e orientação especial para se prevenir contra essas doenças”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde está elaborando o calendário de atendimento às escolas. Até o final do ano, mais sete unidades serão atendidas com a campanha. A meta é identificar e tratar 90% dos novos casos de hanseníase e verminoses em crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos, e tratar, no mínimo, 80% dos casos positivos de tracoma e de seus contatos.
Ascom:PMBV/foto: Marcos Lima