As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) apresentaram durante o desfile cívico militar, realizado neste sábado (07), todas as ações sociais desenvolvidas pelas pastas, com destaque para a Rede Viva.
O primeiro pelotão foi formado pelos usuários do Viva Criança (Casa de Acolhimento Infantil), que apresentou o tema “acolhimento, proteção e carinho”, demonstrando que saúde, educação e assistência social são ferramentas essenciais para o reatamento do vínculo familiar e comunitário.
O Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) trouxe o tema “respeito às diferenças” e mostrou aos presentes que através de atividades esportivas, artísticas e pedagógicas é possível superar limites e vencer dificuldades. Para o público idoso, os usuários do Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso) deram exemplo de disposição, destacando que uma rotina ativa é fundamental para viver com saúde na terceira idade.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta destacou que a participação dos usuários da Rede Viva no desfile 7 de setembro já se tornou tradição. “Hoje, dia histórico do patriotismo, mostramos um pouco do que desenvolvemos nas nossas unidades, trabalho que tanto nos orgulha e representa nosso compromisso em mudar, para melhor, a realidade social do Estado de Roraima”, disse.
Além das unidades já consolidadas, foi apresentado ao público o novo programa, que será implantado pelas secretarias da Promoção Humana e Setrabes, o Viva Juventude. A nova unidade vai ampliar os serviços oferecidos pela Rede Viva, propondo trabalhar o desenvolvimento integral dos jovens, em especial àqueles em situação de vulnerabilidade e risco social. O programa propõe trabalhar o desenvolvimento integral fortalecendo o protagonismo juvenil, o empreendedorismo e a cidadania.
Para encerrar o ato cívico, foi realizada uma breve exibição de todos os programas e ações sociais desenvolvidas pelas duas secretarias, assim como de algumas unidades de atenção social vinculadas às pastas.
Ascom:SESP-RR