Em entrevista, no programa Rádio Verdade, desta sexta-feira (06), o segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB) confirmou a vontade da bancada em votar a PEC 111/11, apesar do governo federal ainda não ter definido sua posição em relação à matéria. “A PEC 111 está na pauta da Câmara e pode ser votada em segundo turno, a qualquer momento. Portanto, acredito que podemos colocar em votação na primeira sessão, com quorum suficiente, para votar uma PEC. Será a hora da verdade. E, então, veremos se o governo ou o PT votarão a favor ou não da proposta”, disse o senador. Ainda, segundo Romero Jucá, no Senado, ele deve ser o relator da PEC e pretende agilizar a votação em dois turnos logo que a matéria chegar à casa.
Respondendo a pergunta do ouvinte Marcelo, do bairro dos Estados, o senador falou da construção de casas populares em Boa Vista. “A Codesaima deve entregar entre, outubro e novembro, 624 habitações no bairro Cidade Satélite. Os recursos para a finalização das obras foram garantidos, em Brasília, e vão beneficiar centenas de famílias. Na prefeitura de Boa Vista, a Teresa vai entregar, ainda este ano, 1 mil casas do conjunto Pérolas do Rio Branco. Durante a campanha ela prometeu que construiria 5 mil habitações, mas já temos planejadas 7 mil unidades para serem construídas e entregues em 4 anos”, destacou.
Sobre as manifestações em favor da abertura da BR 174, sentido sul, na reserva Waimiri-Atroari, Jucá defendeu a retirada das correntes. “Quando a BR foi feita, na década de 70, houve conflitos entre brancos e índios, e, por isso, a BR foi fechada, pois não tinha asfalto e era perigoso atolar ali durante a noite. Passaram-se 40 anos e a estrada continua fechada. Não tem mais sentido, a BR é asfaltada, hoje os índios tem outra relação com a população branca, e então não se justifica mais este fechamento. O Governo entrou na justiça para resolver esta questão, mas o processo ainda não foi julgado. A FUNAI não quer abrir a BR, só que este fechamento fere a Constituição Brasileira e o direito e de ir e vir. Defendo que a FUNAI tenha uma guarita para um controle, mas sem o fechamento da estrada”, disse o senador.
Ao final da entrevista o senador Romero Jucá esclareceu uma noticia divulgada, nos últimos dias, sobre possíveis irregularidades nas obras do estádio Canarinho. “Tenho trazido recursos para construir obras na capital e interior. Temos a Vila Olímpica de Boa Vista, do Baliza, de Iracema, praças, quadras e complexo Ayrton Senna. O estádio Canarinho estava para desabar, então o Governo fez um projeto para construir um grande estádio. Eu não defendi este projeto. Eu conversei com o governador Anchieta e nós transformamos o projeto do estádio numa obra menor com a recuperação e criação de novos espaços. Fizemos um planejamento dentro da necessidade de Boa Vista. O atual projeto é de R$ 38 milhões. Eu consegui R$ 28 milhões para fazer as obras. O TCU não paralisou a obra, apenas pediu informações e tudo está ocorrendo dentro da normalidade. O estádio servirá não só para o futebol, mas para o atletismo, para os estudantes da UERR, para as famílias levarem seus filhos, praticarem esportes, assim como ocorre, hoje, na Vila Olímpica”, concluiu.
Ascom: Senador Romero Jucá