EDUCAÇÃO – Novo estudo revela avanço no índice de alfabetização dos alunos

1104

escola municipal O segundo semestre letivo aponta resultados positivos nas escolas municipais. Em agosto, foi realizado o segundo diagnóstico de aprendizagem do programa de ensino estruturado com avaliação de 6.913 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os dados mostram que houve uma redução no número de alunos analfabetos.

O diagnóstico revelou que o percentual de alunos não alfabetizados nas turmas do 4º ano caiu de 35% para 26%. Entre os alunos do 5º ano os números apontavam 25% de analfabetos e agora, são 17%. O resultado foi obtido em apenas seis meses de implantação do programa de ensino estruturado. “Essa queda mostra que a educação municipal está no caminho certo para alcançar a meta de acabar com o analfabetismo entre nossos alunos. As ações implantadas na rede municipal têm surtido efeito. Sabemos que para continuar com a redução devemos concentrar esforço para que toda criança seja alfabetizada na escola”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

A prova abordava questões de leitura e escrita, com ditado de palavras, frases e escrita com o nome de figuras. Além de ser avaliado o preenchimento do cabeçalho com o nome da escola, do professor e data. A escola municipal professora Amazona de Oliveira Monteiro, no bairro Sílvio Leite, foi uma das unidades de ensino que apresentou melhor resultado. O número de crianças do 4º ano não alfabetizadas reduziu de 40% para 16%. “Em menos de um ano conseguimos evoluir no índice de alfabetização em um nível satisfatório. O resultado ainda não contempla o nosso objetivo, pois a expectativa é que até o fim do ano todos os nossos alunos de 4º e 5º ano estejam amplamente alfabetizados”, afirmou Rodrigo Jucá, secretário municipal de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação está implantando o Programa de Alfabetização do Ensino Estruturado, para atender os alunos das turmas de 4º e 5º anos que possuem deficiência na escrita e leitura. O reforço acontece na própria escola, no horário oposto ao da aula. O aluno é atendido por um professor alfabetizador que vai trabalhar com planejamento estruturado.

Secom:PMBV