Na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, (03/09), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado Ivo Som (PTN), usou a tribuna para apoiar as investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), sobre as denúncias de irregularidades nas titularizações de terras expedidas pelo Instituto de Terras de Roraima (Iteraima). “A Policia Federal e o MPF tem competência, eu estive pessoalmente conversando com o procurador-chefe do MPF/RR, Dr. Igor Miranda e pude comprovar o empenho dos órgãos competentes nas investigações, quem estiver errado que pague por seus erros” declarou o parlamentar. Regularização
O parlamentar sugeriu que seja promovida uma radiografia do estado sobre a regularização fundiária para detectar os problemas existentes, levantamento que pode ser realizado com o apoio das Prefeituras e Câmaras Municipais. “Regularização não significa apenas entrega de títulos, por isso devemos tratar o assunto não apenas como mais um problema no estado, e sim como prioridade para encontrar soluções” alertou Ivo Som.
Convocação do deputado federal, Márcio Junqueira.
Para o deputado Ivo Som, a presença do ex-diretor presidente do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) e deputado federal, Marcio Junqueira (PP), que compareça ao parlamento para explicar as razões de tantas denúncias, contra a sua pessoa e sua gestão no órgão. “Vou fazer um requerimento solicitando a presença do ex-presidente do Iteraima e atual deputado federal, Marcio Junqueira a prestar esclarecimentos sobre as denúncias” disse o parlamentar. CPI das Terras De acordo com o parlamentar, os órgãos que estão investigando as denúncias de irregularidades na titularização de terras, “Tem competência e ética” por isso deveria aguardar o resultado final das investigações. Com relação a CPI das Terras, Ivo Som, pediu que as investigações se estendessem de 2000 para cá, que investiguem as terras do Dori Empreendimentos e que ele seja o presidente ou o relator da CPI do prédio da ALE/RR, segundo o parlamentar as denúncias apontam para um desvio de mais de 8 milhões. “A criação da CPI do prédio, essa sim deveria começar de imediato” destacou Ivo Som.
Ascom: Deputado Estadual Ivo Som/Fotos: Yan Renato