Prefeitura realiza encontro pedagógico com professores indígenas

737

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (18), o I Encontro Pedagógico entre professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º e 2º anos e monitores de Língua Materna das escolas indígenas da capital. O evento está sendo realizado na escola Municipal Balduíno Wottrich, anexo Passarão, e continua na terça (19) e na sexta-feira (22), das 8h às 12h.

A capacitação dos educadores integra as ações realizadas pela prefeita Teresa Surita para melhorar a qualidade da educação municipal. “A metodologia aplicada nas escolas indígenas possui uma proposta diferenciada, que preserva as tradições culturais de cada etnia. Promover esses momentos de capacitação é fundamental para melhorar a educação oferecida as nossas crianças”, disse Teresa.

O encontro reunirá 42 professores da área indígena na discussão de propostas de trabalho para o plano pedagógico e sistematização do ensino na língua materna. Atualmente, os alunos aprendem as línguas Macuxi e Wapixana como ferramenta de resgate, preservação e valorização cultural.

 

Serão formados grupos de trabalho para análise das propostas. Conforme explicou a coordenadora municipal da Educação Indígena e Rural, Ilcia Melo, o principal objetivo é fortalecer o ensino da língua materna nas escolas, procurando incentivar o diálogo na sala de aula. “Será um grande trabalho em grupo, onde vamos valorizar a participação de cada professor para direcionar, da melhor maneira, a construção dessa proposta de trabalho pedagógico. Dessa maneira será mais fácil identificar as dificuldades, sugerir correções e acompanhar melhor resultados”, esclareceu.

 

Unidades – A Prefeitura atende aproximadamente, 600 alunos com a educação indígena e rural. A rede de ensino indígena é composta por oito escolas e quatro anexos que atendem 12 comunidades. Na área rural, a Prefeitura mantém uma escola sede e anexos em quatro localidades. Com a nova gestão da prefeita Teresa Surita, todos os alunos da área rural e indígena são atendidos pelo serviço de transporte escolar.

Ascom PMBV/foto:ilustrada