Secretária da Promoção Humana recebe projeto de lei que trata sobre os direitos do autista

870

Secretária da Promoção Humana recebe projeto de lei que trata sobre os direitos do autistaA secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta recebeu nesta segunda-feira (02), da presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Tânia Vasconcelos e de servidores da entidade, uma minuta de projeto de lei que tem como objetivo instituir uma Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A sugestão partiu do casal de servidores do TJRR, Maria Jesus Almeida e Marco Aurélio Carvalho Feitosa que têm um filho com autismo.  O projeto de Lei prevê, entre outras coisas, que a pessoa com transtorno do espectro autista seja considerada, para todos os efeitos legais, como pessoa com deficiência; inclusão deste público nas classes comuns de ensino regular e, ainda, o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral de suas necessidades.

“Estamos unindo forças para garantir os direitos de quem nasceu com esse transtorno, com a intenção de viabilizar o reconhecimento legal do autista como pessoa com deficiência. Além disso, a lei busca reduzir a jornada de trabalho dos servidores públicos do Estado que sejam pais ou responsáveis por autistas, garantindo o devido acompanhamento que essas pessoas merecem”, disse Shéridan de Anchieta.

Transtorno – O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, que tem como características principais a dificuldade na comunicação, na socialização e no uso da imaginação. Crianças autistas apresentam dificuldade tanto na linguagem expressiva (falar, apontar e fazer gestos), como também na linguagem receptiva (dificuldade de compreender o que lhe dizem) e podem apresentar comportamentos com reações variadas aos se relacionar com outras pessoas.

Ascom:SETRABES