O Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará- FOCOPTRACE, tomou conhecimento da chacina ocorrida na madrugada desta quinta-feira (5/10), numa comunidade cigana de Jequié/BA, na qual foram assassinadas: Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos (grávida de nove meses), Laiane Andrade Barreto, 5 anos, Elismar Cabral Barreto, de 23 anos, Sulivan Cabral Barreto, de 35 anos, Maiane Cabral Gomes, de 45 anos e Lindinoval de Almeida Cabral, de 66 anos. As informações coletadas no local apontam que por volta das 3h30, indivíduos não identificados invadiram o local e executaram todas as pessoas utilizando armas de fogo.
Neste momento de dor e profundo pesar, pela tragédia que se abateu sobre todos nós, nos somamos aos que rogam a Deus que tenha piedade dos que se foram e que conforte o coração das famílias diretamente atingidas. Pedimos ainda ao Senhor que inspire a comunidade cigana a superar este momento tão difícil e doloroso.
Sabemos o quanto a Educação pode fazer pela dignidade humana e pelo bem-estar social, o que inclui maior e melhor segurança para cidadãos, e esta tragédia, em que pese nossa dor, nos estimula para seguirmos em nossa luta por uma educação gratuita, acessível a toda a população cigana, de qualidade e humanista. A ausência de políticas públicas de segurança e aumento da desigualdade que atinge a população Cigana e a periférica do país, especialmente nos grandes centros urbanos.
Que os autores e os mandates da chacina sejam presos o mais rápido possível.