Prefeitura irá aderir ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

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A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita obteve mais um avanço na administração municipal que irá beneficiar os consumidores da capital. A Prefeitura conseguiu o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para interligar o Procon Municipal de Boa Vista com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

 

O Procon Municipal está localizado no primeiro andar do Terminal Intermunicipal João Firmino Neto, no Buritis, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O órgão atua em defesa do consumidor, orienta em suas reclamações, informa sobre direitos e fiscaliza as relações de consumo. A primeira fase de implantação do Sindec será executada em Boa Vista de 24 a 26 de abril. A interligação também beneficiará o Procon estadual.

 

O sistema também torna possível a formação de um cadastro nacional de reclamações, com dados que mostram os perfis dos consumidores, das demandas e das empresas reclamadas, além de cursos e treinamentos sobre a temática. “O Procon é um instrumento importante na solução dos problemas enfrentados pelos consumidores. A interligação com o sistema nacional nos permitirá compartilhar informações do trabalho realizado em Roraima, melhorando a assistência oferecido a quem busca pelo serviço”, disse a prefeita Teresa Surita.

 

Segundo a coordenadora do Procon Municipal, Maria Helena Veronese, a resolutividade dos problemas é de 100%. “Todos os problemas que os consumidores têm levado à unidade estão sendo resolvidos. Isso nos deixa satisfeitos porque demonstra a utilidade e a importância do Procon na defesa dos direitos dos consumidores de Boa Vista”, destacou.

 

A dona de casa, Elda Santana, 37 anos, procurou a unidade pela primeira vez devido a um problema com uma empresa de telefonia. “Não conseguia cancelar a linha de telefone da minha residência que tinha solicitado só para o serviço de internet. Não estava satisfeita com a qualidade do serviço, por isso, pedi o cancelamento. A empresa dificultou muito então, procurei o Procon Municipal. Em menos de dez dias o meu problema já estava resolvido”, disse Elda.

 

Serviços – O ranking de reclamações do Procon Municipal é liderado pelos serviços de telefonia, acesso à internet, TV à cabo, demora no atendimento bancário, empresas aéreas, golpes na internet, venda de eletrodomésticos, baixa de registro no serviço de cobrança (SPC/SERASA) e variação de valores cobrados nas contas de água e energia.

 

Para facilitar o atendimento, é necessário que o consumidor apresente, no caso de compra de produto, a nota fiscal. Nas reclamações sobre cobrança indevida, é preciso levar a conta de energia, água ou telefone. Para a demora nas filas bancárias, é preciso apresentar a senha de espera do banco com o comprovante de horário de atendimento. Quando o problema for solucionado, o consumidor deve informar o Procon Municipal para que seja dado baixa no processo.

Ascom:PMBV/foto ilustrada