Curso de Segurança Orgânica começa hoje na Academia de Polícia

1586

academia de policiaCom o objetivo de fomentar a metodologia de proteção do conhecimento produzido pela atividade de inteligência policial, terá início nesta segunda-feira, 26, a partir das 11 horas, no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), o curso de Segurança Orgânica, inserido na Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron).

O evento é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ) e a Secretaria de Segurança Pública de Roraima (SESP) e contará com a presença de integrantes do Sistema de Segurança de 11 estados fronteiriços.

De acordo com coordenador  de Capacitação de Inteligência da Coordenação Geral de Inteligência (CGI), Paulo Roberto Martins de Carvalho, essa é a primeira edição do curso dentro da Enafron.

Ao todo 40 profissionais de segurança pública estarão participando da capacitação que tem como foco principal fomentar as medidas preventivas que salvaguarde as informações de uma instituição.

O curso será ministrado por profissionais do Ministério da Justiça. Os policiais de Roraima, ao longo do curso, terão noção de como proteger melhor seu ambiente de trabalho físico, assim como informações documentais e de informática. Durante a capacitação, que se encerra no sábado, 31, será elaborado um Plano de Segurança Orgânica para as Instituições de Segurança Pública de Roraima.

INTELIGÊNCIA

A partir desta segunda-feira até o dia 31 deste mês, três grandes eventos nacionais de Segurança Pública estarão acontecendo em Boa Vista. Trata-se do início do Curso de Segurança Orgânica; da  Reunião do Conselho Regional do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp) – Norte e o Encontro Nacional para Chefes de Organismos de Inteligência – ENCHOI – Etapa Norte.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante,  os três eventos estão inseridos na capacitação, que é uma das ações da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron).

Segundo ele, amanhã, dia 27,  a partir das 9 horas, terá início o Encontro do Sinesp. O evento vai acontecer no Espaço Cenarium, à Rua Augusto César Luttgards Moura, nº 2159, Paraviana.

O evento tem por objetivo a realização do 1º Fórum Consultivo Regional do Sinesp-Norte, com o intuito de integrar e padronizar procedimentos e ações de Segurança Pública.

Na oportunidade será realizada a eleição do Conselho Regional do Sinesp no Norte – ConSinesp-Norte.

Sá Cavalcante destacou que o evento pretende o alinhamento da política de repasse de recursos, através dos convênios firmados entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública com os estados.  Serão abordadas as tratativas sobre a importância e a forma correta de alimentação do Sistema.

Nos dias 28, 29 e 30 vai acontecer o Encontro Nacional para Chefes de Organismos de Inteligência – ENCHOI – Etapa Norte. O evento pretende integrar os Organismos de Inteligência de Segurança pública e padronizar procedimentos e ações e, ainda, o alinhamento das capacitações dos Agentes de Inteligência.

O secretário de Segurança observa, que neste encontro os chefes de Inteligência participarão, buscando a integração para implementação e criação de mecanismos que promovam a padronização das ações de Inteligência no combate ao crime organizado.

Ele destaca que a Coordenação-Geral de Inteligência – CGI estabelece metas de melhorias para a Segurança Pública, de forma sistêmica, visando alinhar as diretrizes emanadas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, de forma a contribuir para o fortalecimento das instituições de Inteligência de Segurança Pública Nacional.

 

Ascom:SESP-RR/FOTO:ilustrada