Agora é lei! Projeto de Cida que assegura intérprete de Libras em grandes eventos entra em vigor na Paraíba

336

Existem no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas surdas. Para muitas empresas promotoras de grandes eventos culturais, essa população parece não existir, pois é comum em shows e apresentações de grande porte perceber que não há cuidado com a acessibilidade. Na Paraíba, esta realidade começa a se transformar. Foi publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado (DOE) a lei de autoria da deputada Cida Ramos (PT) que assegura a presença de um intérprete de Libras em grandes eventos.

“Trata-se de inclusão social, um dever de toda a sociedade, e pauta desse mandato. A medida vai inserir milhares de pessoas, promovendo mais dignidade às mesmas”, argumenta a deputada Cida Ramos.

A Lei 12.687, de 14 de junho de 2023, determina que eventos artísticos com público superior a 500 pessoas deverão garantir a tradução em Libras de toda a apresentação. A nova lei alcança espetáculos musicais, teatrais, e demais manifestações artísticas, e passa a vigorar desde hoje, data da publicação. Assim, todos os festejos juninos no Estado da Paraíba deverão se adequar à nova legislação.

Em sua justificativa, a parlamentar argumentou, ainda, que a estimativa de público busca não inviabilizar os pequenos eventos. Em caso de desacordo, a multa pode chegar a R$ 64 mil, conforme cotação atual da Unidade Fiscal de Referência do Estado da Paraíba (UFR-PB).

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom