Instituto Cigano do Brasil lança a campanha “Cultura Cigana do BO- Calon não se cala!”

1549

“Sequestros e violência contra os Ciganos da Bahia”

Na manhã desta terça-feira ( 08/02), o presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e conselheiro nacional de promoção da igualdade racial Cigano Rogério Ribeiro acompanhado da coordenadora do ICB/ Salvador, cigana Ely Macedo e o coordenador de articulação Washington Plácido , se reuniram no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado- DRACO/BA, com diretor Dr. José Alves Bezerra Júnior, com o delegado  Dr. Adailton Adan, com o deputado Osni Cardoso e o Dr. Edizio Nunes, assessor legislativo do gabinete do deputado Jacó.

A comitiva do ICB saiu bastante otimista da reunião, ” Mais uma importante reunião que participamos em busca de justiça para o nosso Povo Cigano, a DRACO precisa das informações para fazer a investigação é as vítimas precisam fazer o BO. Vamos realizar essas palestras de conscientização com os Ciganos principalmente na região que teve os sequestros ”

 

Umas das pautas é a proposta apresentada pelo ICB para a criação da CPI, pra trata das mortes dos Ciganos em Vitória da Conquista e região, além dos sequestros e extorsão em Camaçari e região. Na ocasião o delegado da Draco, Dr Adan, pediu apoio aos parlamentares para a criação da delegacia anti-sequestros.

Encaminhamentos

1) Campanha “Cultura Cigana do BO- Calon não se cala!”;

2) Implantação do projeto tenda da Cultura Cigana;

3) Implantação da CPI- Mortes dos Ciganos em Vitória da Conquista e região/ Sequestros de Ciganos em Camaçari e região

4) Audiências públicas regionais.

O que diz o ICB

 O  cigano Rogério Ribeiro falou sobre a importância da  Campanha “Cultura Cigana do BO- Calon não se cala!”, que  nasceu devido ao alarmante onda de sequestros e extorsão dos Ciganos de Camaçari e região, “Veio a   necessidade de conscientizar os Ciganos da importância do registro do BO, realizando um trabalho de prevenção e as causas da subnotificação dos crimes contra o Povo Cigano. Buscando-se estancar a violência contra os Ciganos e famílias na Bahia, em 2021 foram cerca de vinte sequestros e extorsões, e nesta terça-feira. aconteceu o primeiro sequestro em Feira de Santana” destacou o presidente do ICB.

Para a coordenadora do ICB/Salvador, Cigana Ely Macedo, “Quando fazemos o boletim de ocorrência estamos exigindo que a polícia faça sua obrigação, investigando com dados e protegendo o Povo Cigano” disse Ely.

A campanha

  1. Objetivo estimular o registro do Boletim de Ocorrência em caso de Crimes contra o Povo Cigano (Sequestro, perseguição, calunia, difamação, etc.)
  2. Serão diversas palestras sobre a importância do registro do BO e como agir nos momentos das negociações.

Objetivo

Conscientizar a população cigana da importância do registro do BO, com a realização da campanha envolvendo as comunidades Ciganas da Bahia, a partir também de ações de impacto social de conhecimento e divulgação dos direitos e garantias dos Povos Ciganos.

Apoio

Policia Civil da Bahia e Assembleia legislativa da Bahia.

Realização

Instituto Cigano do Brasil-ICB.

Justificativa

Em todo o território nacional os Povos Ciganos vem sendo alvo de crimes de ameaça, tortura, extorsão e sequestros. Este contexto de extrema violação atrelado a ausência de políticas públicas efetivas para proteção das comunidades ciganas, vem gerando nessa população, descrédito no sistema de justiça brasileiro.

O Medo está silenciando a população cigana e fazendo com que as comunidades não denunciem esta situação junto aos órgãos de segurança pública.

É preciso que as comunidades ciganas compreendam a importância de denunciar e fazer registros das violações (Boletim de Ocorrência-BO) e principalmente que o sistema de justiça comece a dar respostas efetivas para proteção do Povo Cigano. Calar não é a solução! Quando fazemos o boletim de ocorrência estamos exigindo que a polícia faça sua obrigação e proteja o Povo Cigano.

No estado da Bahia os criminosos agem sem medo, porque sabem que o povo cigano costuma não denunciar!!

Confira a programação da Campanha: “Cultura Cigana do BO- Calon não se cala!”

Data:17/02

Local: Simões Filho

Horário: As 9h

Obs: confirmado

Data:03/03

Local: Acajutiba

Horário: As 9h

Data:31/03

Local: Miguel Calmon

Horário: As 10h

Data:04/04

Local: Itabuna

Horário: As 10h

Obs: pode sofrer mudança

Ascom/ICB.