Comunidade indígena de Amajari participa de lançamento de edital de cultura

1183

[facebook]“Emocionada com o canto do Hino Nacional em Macuxi, Parabéns que apresentação linda, a verdadeira diversidade” diz a Ministra.

coral de indios do amajari

A Ministra Marta Suplicy, esbanjou alegria, simpatia e elegância no lançamento do edital “Amazônia Cultural” que destinará R$ 5 milhões para incentivar projetos culturais na região norte, a II Conferência de Cultura de Boa Vista, aconteceu na tarde desta quinta-feira 1º de agosto, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima-UFRR.

O coral da Escola municipal de Santa Luzia da comunidade indígena Três Corações do município de Amajari, cantou o hino nacional em Macuxi, para a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, para o vice-governador Chico Rodrigues (PSB), a prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB), para o senador Romero Jucá (PMDB), a senadora petista Ângela Portela, autoridades e artistas locais.

O presidente da Associação dos Municípios de Roraima, o prefeito municipal de Amajari, Moacir Mota (PR) participou do evento com uma comitiva do município e destacou. “Precisamos resgatar as nossas culturas e nossas tradições, os municípios estão falidos e com o edital de cultura lançado neste momento pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, os municípios podem respirar um pouco e apresentar seus projetos. Amajari dá um exemplo com essa apresentação essas crianças e jovens enriquecer-se essas manifestações culturais, apresentado diversas atrações nas áreas de teatro, música e dança.” explicou Mota.

Na sua fala a Ministra da Cultura Petista, Marta Suplicy, bastante emocionada com o legado de cultura enraizada no Estado de Roraima, através da grande diversidade de um povo guerreiro banhado nas águas do Rio Branco. “È sempre uma oportunidade única ter um encontro de culturas tão diferentes. É preciso abrir os horizontes das possibilidades que vocês têm hoje. E este edital vem de encontro com essas belas e originais culturas e tradições de um povo grande” destacou Marta, lembrando. “Não podemos lança o edital com a nossa cabeça de Brasília, vocês são legítimos para saber a realidade da cultura da região, que eu pude testemunha: é bela, original e regionalizada” afirmou a Ministra.

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB), visivelmente emocionada a Surita destacou o apoio da Ministra. “A Ministra Marta Suplicy, ajudou na obra do Caxambu, na Igreja Nossa Senhora e vai ajuda na conclusão do nosso teatro municipal. Hoje através da poesia e de nossa cultura a senhora esta conhecendo um pouco das nossas tradições, apesar de sermos um estado tão longe” explicou Surita.

O senador Romero Jucá (PMDB) lembrou que a prefeita Teresa Surita é a única gestora mulher no Brasil que administra uma capital e assumiu o compromisso em aprova a PEC 111, onde foi aclamado pelos manifestantes. “ Hoje nosso povo falam mais alto, ouvimos nossa musica, através da cultura, diversidade e carinho, o Brasil lhe abraça Ministra. O Brasil e Roraima unidos pela cultura” disse Jucá.

Representando o governador Anchieta Junior (PSDB), o vice-governador Chico Rodrigues (PSB), destacou o apoio incondicional do governo a cultura do Estado.

A senadora petista Ângela Portela, pediu que os artistas se habilitassem nos editais e pediu a Ministra ampliação nos pontos de culturas dos povos indígenas e mais cultura nas escolas.

Edital

O projeto vai abranger eixos como: inovação cultural, fortalecimento de redes de cooperação, pesquisa, formação e capacitação, circulação e intercâmbios que possibilitem encontros artísticos e trocas de conhecimento e serão investidos R$ 5 milhões em projetos que atendem diversas vertentes culturais de produtores, artistas, técnicos, agentes e estudiosos da Amazônia. As inscrições começam no dia 15 de agosto e vão até o dia 30 de setembro no site WWW.cultura.gov.br.

II Conferência municipal de cultura

A abertura da II Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura de Boa Vista e pela Fetec, terá inicio neste sábado (03/08), com apresentação dos eixos temáticos, reuniões dos grupos de trabalho e plenária final. Nas mesas-redondas serão debatido diversos assuntos que estarão em destaque, entre eles a revitalização dos espaços culturais já existentes adequados às manifestações culturais, para promoção de eventos e oficinas. Poderão participar produtores, artistas, técnicos, agentes e estudiosos culturais residentes na região.

A II Conferência é aberta ao público em geral. Os interessados podem confirmar sua inscrição por meio do endereço eletrônico cultura@boavista.rr.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-3976. (S.M)

Ascom/Prefeitura Municipal de Amajari/Fotos: Adilson Sousa.