PEC – Ivo Som pede apoio para aprovação de fim do voto secreto na Assembleia

734

Deputado Ivo Som durante pronunciamento em plenário

No retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), nesta quinta-feira (1º), o deputado Ivo Som (PTN) usou a tribuna para pedir apoio aos parlamentares para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre o fim do voto secreto na Casa.

Durante o recesso parlamentar, ele informou que levantou informações sobre o assunto pelo país para fundamentar a proposta protocolada na Assembleia. Ivo Som esteve também na Assembleia Legislativa do Amazonas reunido com os parlamentares daquele poder que já aprovaram o voto aberto na Casa.

“Fui em busca de mais conhecimento, inclusive das emendas de todo o país aonde se legitima o voto aberto e acaba de uma vez com o voto secreto. No Amazonas, a partir desse mês de agosto, a votação secreta será extinta. Essa foi uma decisão unânime dos deputados daquela Assembleia”, disse o deputado.

De acordo com o parlamentar, em oito estados o Legislativo aprovou matéria sobre o fim do voto secreto. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados também estudam instituir a mudança. “Acredito que nós seremos o nono estado a extinguir o voto secreto em todas as instâncias, inclusive para a escolha de presidente da Casa”, destaca.

“Acho que não teremos dificuldade em aprovar essa PEC aqui. Os eleitores que nos elegeram e nos deram uma procuração para representá-los têm o direito de saber quando seu deputado vota sim ou não nos projetos”, defende Ivo Som.

Em aparte, o deputado Soldado Sampaio (PC do B), se manifestou favorável a propositura, mas destacou ser necessário ir mais além, aprovando ainda a matéria proposta pelo deputado Mecias de Jesus (PRB) que dispõe sobre a criação da Tribuna Popular.

“Vamos democratizar, ouvir o povo. A Casa estará dando um grande avanço com isso. Só que o voto aberto tem sido usado como moeda de troca em muitos lugares, e isso tem me preocupado. Será que esta Casa está preparada para o fim do voto secreto?”, questionou.

OUTRO – O deputado Erci de Moraes (PPS) também utilizou a tribuna nesta quinta-feira (1º). Ele fez uma reflexão e pediu aos deputados que reflitam sobre a postura pessoal dentro do parlamento na condição de representantes da sociedade. Ele citou as manifestações que ocorreram pelo país, e que ainda acontecem em alguns estados.

“Que cada um possa, tendo como foco a situação que nós vivemos hoje, cumprir o seu papel se voltando às grandes questões que afligem o nosso estado. Que as questões pessoais e pontuais sejam deixadas de lado, pelo menos momentaneamente, pois quando entramos no recesso parlamentar esse poder enfrentava problemas”, destacou.

Segundo o parlamentar, existe “um certo impasse” entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. “Não estamos conseguindo sintonizar de modo a atender as reclamações da sociedade, e o caminho, na minha opinião, é um só: bom senso e muito diálogo”, opinou.

“Apelo para que cada parlamentar faça uma análise de sua conduta enquanto parlamentar nessa Casa, sobre como vem agindo, e conclua que nós fomos eleitos para representar a sociedade e seus interesses, que deve prevalecer”, concluiu Erci de Moraes.

Ascom/ALE-RR/ Foto: Alfredo Maia