Ministério Público Federal lança Projeto MPF na Comunidade no município de Pacaraima

967

O Ministério Público Federal em Roraima vai lançar no dia 19 de março, no município de Pacaraima, o Projeto MPF na Comunidade. A iniciativa tem por objetivo aproximar a instituição das pessoas que vivem em locais distantes com a realização de atividades voltadas à educação. A comunidade irá receber orientações sobre diversas áreas de atuação do Ministério Público, além de permitir que o órgão conheça de perto as demandas locais e possa acelerar a solução de conflitos.

O lançamento ocorrerá no Ginásio da escola municipal Casemiro de Abreu em Pacaraima e toda a população do município está convidada a participar. De acordo com o procurador-chefe da Procuradoria da República em Roraima, Ângelo Goulart Villela, o Projeto MPF na Comunidade é pioneiro no Ministério Público Federal em todo o Brasil.

“Iniciaremos o projeto em Pacaraima e vamos estender a iniciativa para outros municípios. Está previsto no Planejamento Estratégico da instituição um cronograma para visitarmos quatro municípios por ano”, afirmou.

Conforme Ângelo Villela o Projeto MPF na Comunidade irá conferir mais eficiência e qualidade ao trabalho prestado à população, além de ampliar e facilitar o acesso da sociedade ao MPF, permitindo que o órgão conheça de perto as demandas de cada comunidade e assim possa buscar a solução dos problemas apresentados pela população.

“O desenvolvimento do projeto irá permitir que a população possa fazer denúncias acerca de práticas criminosas, bem como, de conflitos que cabem ao MPF intervir. Além disso, pretendemos contribuir para a formação de uma consciência cidadã a partir da construção de valores éticos capazes de combater práticas corruptas e criminosas”, disse.

Projeto Turminha do MPF nas escolas – Na ocasião do lançamento do Projeto MPF na Comunidade, será apresentado aos estudantes e professores da Escola Casemiro de Abreu, outro Projeto desenvolvido pelo Ministério Público Federal que é a Turminha do MPF.

O Gibi da Turminha do MPF trata-se de uma revista em quadrinhos contendo quatro aventuras de personagens em situações divertidas, que trazem respostas a vários questionamentos sobre cidadania e explicam melhor o trabalho do Ministério Público Federal. Para dar suporte ao projeto Turminha do MPF nas Escolas, foi publicado o roteiro pedagógico para os professores poderem trabalhar o gibi com os alunos.

O roteiro contém atividades, texto de apoio ao professor e texto de apoio ao aluno. A abordagem está focada em aspectos da cidadania e em direitos protegidos pelo MPF. Conforme Ângelo Villela, os assuntos podem ser desenvolvidos dentro do planejamento pedagógico da escola ou em momentos e datas especiais.

“As histórias em quadrinhos podem ser associadas a temas como direitos da criança e do adolescente, meio ambiente, acessibilidade e ética, ou a outros assuntos e disciplinas que os professores julgarem pertinentes. Também podem ser explorados aspectos visuais, linguísticos, artísticos ou outros adequados à realidade da comunidade escolar”, afirmou.

Como suporte às atividades, o MPF também disponibiliza o cartaz explicativo “MPF o que é isso?” e três vídeos da Turminha sobre direitos do consumidor, tráfico de animais e acessibilidade. Todos os materiais – gibi, roteiro, vídeos e cartaz – estão protegidos por direitos autorais e não podem ser comercializados. Mas a comunidade escolar pode reproduzi-los e utilizá-los gratuitamente, mantendo as informações a respeito dos créditos. Todo o material da Turminha do MPF pode ser encontrado no site http://www.turminha.mpf.gov.br.

Nilsara Moraes/Assessoria de Comunicação Social/Procuradoria da República em Roraima