Nessa segunda-feira (28/09), teve início o Curso de Panificação – na Comunidade Cigana dos Trilhos de Catuana/Caucaia, com termino no dia (1º/10). O curso está sendo ministrado pela instrutora do SENAR-CE, Sandra Paula, que cumprirão carga horária de 40 horas. O ramo de alimentos é um dos setores com maior empregabilidade e também um dos mais promissores para novos empreendimentos no estado do Ceará.
O curso vai contempla 20 alunos, entre ciganas e não ciganas moradores da localidade, em parceria com o Instituto Cigano do Brasil-ICB, através da Coordenação ICB/Caucaia.
O presidente do ICB, cigano Rogério Ribeiro juntamente com a coordenadora do ICB/Caucaia, Cigana Mariana Gomes prestigiaram a abertura do curso, deixando uma mensagem de incentivo aos participantes.
“Desejamos que este aprendizado os ajude, no projeto de vida, que também proporcione novas oportunidades de trabalho e renda” lembrou o cigano Rogério Ribeiro que acrescentou “Um dos principais objetivos do ICB é qualificar os Povos Ciganos através de cursos para desenvolverem uma profissão”, destacou o Cigano.
O vice-presidente do ICB, Cigano José de Paulo, na oportunidade desejo sucesso a todos. “É uma importante parceria do ICB com o Senar, trazendo essa oportunidade para o nosso Povo Cigano” disse Paulo Cigano.
A Cigana Mariana Gomes, está bem animada, “O curso de panificação é muito importante para nós ciganas, virando uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho, no meu caso vou abrir meu próprio negócio” disse Mariana.
Produtos
Visando a geração de emprego e renda, os alunos vão elaborar diversos tipos de pães, bolos, doces, salgados e outras delícias.
Hoje o mercado de trabalho está muito competitivo e se as pessoas não buscarem melhorar seus conhecimentos vão ficando para trás, sem trabalho e desqualificadas. Além disso, aquelas que tiverem interesse poderão utilizar a panificação como uma fonte de geração de renda.
Abordagens
Serão abordados também aspectos como a qualidade dos alimentos utilizados, conservação e armazenamento dos produtos, embalagem, higienização dos equipamentos e das pessoas que manipulam os ingredientes, equipamentos necessários e instalações.
Outras vantagens
Outras vantagens dessa modalidade de ensino são a economia, visto que não há gastos com transporte e alimentação, e o material didático, que costuma ser bem atualizado. objetivo é prepará-los para atender às necessidades do mercado de trabalho.
Conteúdo Programático
Definição do manipulador de alimentos;
Perigos físicos, químicos e microbiológicos;
Boas práticas; qualidade da água; controle integrado de pragas;
Preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento;
Intoxicações e infecções alimentares;
História da panificação;
Função dos ingredientes: farinha de trigo, sal, ovo, açúcar, água, leite, óleo e aditivos; medidas de conversão;
Etapas do preparo de pães;
Defeitos em pães;
Receitas.
Autor/Fotos: Ascom ICB