Governo Federal reduz verbas do FNS e serviços sociais em Várzea Alegre são replanejados

458
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), participou na manhã desta segunda-feira, 16 de março de 2020, de uma reunião de planejamento com os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na ocasião tratou de assuntos relacionados à eficiência na execução das ações planejadas pelas unidades para dar continuidade aos serviços socioassistenciais em tempo de crise.

Ele destacou a redução dos recursos financeiros cofinanciados pelo Governo Federal pela Portaria 2362/19 do Ministério da Cidadania que apresenta redução entre 30% e 40% nos serviços ofertados nos CRAS e no CREAS.

Nos primeiros meses do exercício administrativo de 2020, as parcelas repassadas pelo FNAS – Fundo Nacional de Assistência Social, sofreram essa redução, o que obriga a muitos gestores municipais reduzir atendimentos.

O Prefeito disse que, em algumas cidades, já há equipamentos fechados, como exemplo de CRAS e CREAS, pois os cortes têm inviabilizado o atendimento à população, notadamente ao povo mais carente.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom