Em Amajari: agentes de endemias combatem a dengue preventivamente

798

 Os Agentes de Endemias de Amajari estão intensificando as medidas básicas de combate a dengue, eliminando e combatendo o surgimento de novos focos do mosquito.

Os agentes de endemias do município, vinculados à Secretaria de Saúde, estão trabalhando arduamente no combate preventivo à dengue fazendo a pulverização das residências e terrenos através dos equipamentos pulverizadores adquiridos pela administração do prefeito Moacir Mota (PR). Os equipamentos possuem grande velocidade de expulsão de ar e alcance, melhores ajuste de vazão e tamanho da gota, além de inúmeros itens que facilitam o trabalho e permitem pulverizar uma área maior em menos tempo e com menor esforço. Perfeito para combater os focos da dengue. De acordo com o prefeito municipal de Amajari, Moacir Mota “A Prefeitura de Amajari prova que Cuidar da Cidade é Cuidar do Povo combatendo efetivamente, e preventivamente, os focos de dengue no município” destacou Mota.

Segundo o Diretor de Endemias Delby Leite, o maior foco de Dengue encontrado na sede foi na casa de um vereador do Município, o diretor se mostrou preocupado com a falta de prevenção por parte dos moradores. Ele disse ainda que vai ser realizado pulverização em todo município seguindo um cronograma criada pela própria secretaria.

Saiba quais as medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti)

– Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

– Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Ascom/Prefeitura/Foto: Isaias Amaral.