Gordura se acumula dentro do osso e pode enfraquecê-lo
A obesidade pode ser um fator de risco para a osteoporose, um novo estudo sugere. Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que algumas pessoas com sobrepeso tinham acúmulo de gordura dentro dos ossos, o que poderia enfraquecê-los e levá-los à fratura.
A Escola de Medicina de Harvard, em Boston, realizou tomografia de 106 obesos que não tinham problemas graves de saúde. Os resultados foram publicados no periódico “Radiology”. As tomografias mostraram que algumas pessoas tinham gordura em locais como fígado, músculo e medula óssea, assim como na barriga, quadris e coxas.
A pesquisadora Miriam Bredella, que conduziu o estudo, disse que pessoas em “forma de maçã” com a gordura acumulada ao redor da cintura têm maiores riscos. A medula óssea é o local onde vivem as células responsáveis pela formação do novo osso – os osteoblastos. Ela afirma que se a maior parte da medula for tomada por gordura, isto enfraquecerá os ossos.
– Se você tem uma espinha cheia de gordura, ela não será forte – disse Bredella à BBC. – Pensava-se que a obesidade pudesse ser um fator protetor contra a perda óssea. Mas descobrimos que isto não é verdade.
Fonte: O Globo