Tire suas dúvidas sobre o Recadastramento Eleitoral Biométrico

543

Na capital roraimense, até as 19h30 desta segunda-feira (15) 64.097 pessoas já passaram pelo Recadastramento Eleitoral Biométrico, o que representa 34,78% do eleitorado boa-vistense, o qual possui 184.292 mil eleitores. O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) pretende concluir o Projeto Biometria até o final de setembro, para que em 2014 as Eleições Gerais já possam ser feitas através da identificação digital.

No final da tarde de hoje, a lentidão da internet na 5ª Zona Eleitoral, localizada no bairro Pintolândia, interferiu na agilidade do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, com o qual o TRE-RR esta interligado para enviar os dados biométricos. Os técnicos da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que atuam no recadastramento, ficaram voluntariamente até às 19h, para atender todos aqueles que já haviam recebido senha até as 17h.

O TRE-RR, buscando melhorar cada vez mais o atendimento a população, já contratou internet banda larga e aguarda a empresa Oi instalar o serviço. Atualmente, a Biometria é feita com internet fornecida por uma antena Via Satélite.

Iniciado em 08 de abril desse ano, o Recadastramento Eleitoral Biométrico está sendo feito nos Cartórios Eleitorais, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Hoje, a média diária de atendimento é de 1500 eleitores nos Cartório das 1ª e 5ª Zonas Eleitorais. Nos meses de maio e junho, a média era de 700 atendimentos diários. “A nossa força de trabalho ficava até ociosa em muitos momentos do dia. Agora, que já que estamos nos aproximando do prazo final para o recadastramento, as filas iniciaram, mas no período do almoço o fluxo é em menor” explica João Nóbrega, chefe do Cartório da 1ª Zona Eleitoral.

 

Segundo ele, é preciso frisar que o Recadastramento Eleitoral Biométrico deve ser feito apenas pelos eleitores com título de Boa Vista. “Quem vota no interior do Estado, não precisa fazer a biometria”, disse.

 

Para tirar dúvidas, o eleitor pode curtir a página do TRE-RR no Facebook (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima TRERR), seguir no Twitter (@tre_rr  ) ou Instagram (@treroraima) e deixar sua pergunta para a equipe de Comunicação Social do Tribunal.

 

Antes de se dirigir a um dos postos de atendimento, o eleitor boa-vistense precisa se atentar para alguns detalhes:

 

Abono no trabalho

 

O eleitor boa-vistense, empregado público ou empregado da iniciativa privada, que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de 1 (um) dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme o Artigo 48 do Código Eleitoral, Resolução 126/2013 do TRE-RR, Art. 97, inciso II, da Lei n.º 8112/1990, art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.

 

Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar a ausência ao chefe imediato com 48 horas de antecedência e solicitar  declaração emitida pelo Cartório Eleitoral confirmando a presença do trabalhador no Recadastramento Eleitoral Biométrico.

 

Documentação

 

Obrigatório:

– Carteira de Identidade, ou qualquer outro documento oficial com foto (Original)

– Comprovante de residência dos últimos três meses (Original)

 

Não obrigatório:

– Titulo de Eleitor (Original)

 

Atendimento Prioritário

 

– Idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos

– Gestantes e Lactantes

– Pessoas acompanhadas por crianças de colo

 

– Portadores de necessidades especiais

 

Lei nº 10.741 de 2003, Art. 1o.

 

Endereços:

1ª Zona Eleitoral (Av. Santos Dumont nº 760 – Bairro São Pedro) ou na 5ª Zona Eleitoral (Av. Nazaré Figueiras, 2077 – Bairro Pintolândia)

Ascom:TRE-RR\ Foto: Orib Ziedson