A ação faz parte de melhorias das cidades e para se beneficiar, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema (Cadib).
A prefeitura de Caucaia através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil esteve na manhã desta terça-feira (27/02) reunido com a comunidade do Distrito da Catuana para falar do programa do Fogão sustentável do Governo do Estado.
De acordo com o secretário Cézar Cordeiro, “Nessa primeira fase do programa, 37 famílias da comunidade serão agraciadas pelo projeto e já irão receber o fogão sustentação a partir do início de Fevereiro” disse o secretário que acrescentou ”A ação faz parte de melhorias das cidades e para se beneficiar, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema (Cadib)” pontou Cézar Cordeiro.
Os fogões
Os fogões sustentáveis apresentam uma versão diferente dos modelos de fogão à lenha tradicionais, com eficiência energética superior em 96%.
As novas unidades possuem tecnologia mais avançada quando o assunto é impacto ao meio ambiente e saúde das famílias, pois necessitam de menos lenha para a combustão.
Projeto Fogões Sustentáveis
Para se beneficiar pelo Programa, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema de Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da SCidades. Após o cadastramento é realizada uma análise para garantir que as mesmas atendam aos critérios de participação.
Para ser atendida, a família precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e não possuir nenhum fogão sustentável concedido pelo Estado. Além disso, para a ordem de classificação dos beneficiários, são levados em conta os seguintes critérios: famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; que possuem sistema de abastecimento d’água residencial; que possuem criança menor que 15 anos de idade; ser/ter pessoa portadora de deficiência; ou ser/ter idosos com idade acima de 65 anos.
O projeto Fogões Sustentáveis teve início em 2007 dentro do programa de Melhorias Habitacionais, da Secretaria das Cidades. De lá para cá, foram investidos R$ 8.798.681,49 até 2014. Neste período, foram beneficiadas 16.998 mil famílias com a entrega de unidades de fogões ecológicos, sendo 13.497 no modelo anterior de alvenaria e 3.500 com o modelo atual, que possui maior eficiência energética.
Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom