Instituto Cigano do Brasil emite nota de pesar por morte do patriarca da comunidade cigana de Patos

873

O ICB lamenta com profundo pesar o falecimento do policial civil Severino Cavalcante Dantas, conhecido como Biu da Civil e também como Cigano da Civil, de 76 anos. O patriarca sofreu um infarto fulminante quando estava no quintal da residência dele.

Os familiares se depararam com a vítima caída ao chão sem estímulos e acionaram o SAMU na manhã desta segunda-feira, (27/01), por volta das 07h00.

Uma equipe do SAMU foi acionada e deu início aos procedimentos para reverter à parada cardíaca. Outra ambulância do tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reforçou as ações dos socorristas que tentaram por vários minutos, porém, não lograram êxito e o médico comunicou o óbito.

Severino Cavalcante Dantas era bastante conhecido na cidade de Patos. Ele trabalhou durante muitos anos na Delegacia de Polícia Civil de Patos e era um dos maiores conhecedores da história cigana da região. Severino Cigano preservava as tradições ciganas e morava em comunidade. A morte do patriarca trouxe comoção para o Povo Cigano.

Fica conosco o legado dos exemplos deixados por ele de trabalho, perseverança e integridade. Que Deus abençoe e reconforte a família neste momento de dor e  rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.

Caucaia/Ce 27 de janeiro 2020.

Instituto Cigano do Brasil-ICB