A fuga em massa de 144 detentos do Ipat (Instituto Prisional Antônio Trindade) de Manaus, km 8 da BR-174 (estrada que liga Manaus a Boa Vista) na noite da ultima terça-feira (09/07), aumentou o temor da população de que alguns detentos estejam em direção ao estado de Roraima.
A população de Rorainopólis e região estão aflitas com essa fuga em massa, pois o município faz divisa com o Amazonas.
Os casos de assaltos, homicídios, arrombamentos, entre outros delitos, assim como a incidência do tráfico de drogas podem se multiplicar a olhos vistos, no estado de Roraima. O reflexo disso tudo é uma população acuada, queixosa e desprotegida. Em Boa Vista não é serviço dispendioso encontrar cidadãos que já foram roubados.
Uma das vítimas de roubo, o Sr. Antônio Matos, do bairro Cambará, a única solução que ele encontrou foi se trancafiar atrás de grades. “Aqui é assim: são eles soltos e a gente preso. Eles armados e nós desarmados” disse Matos.
Os foragidos
Até o início da tarde desta quinta-feira, 79 dos 144 foragidos do Ipat já tinham sido recapturados, segundo a Polícia Civil. Eles estão sendo levados para cinco DIPs (Distritos Integrados de Polícia) e, posteriormente, reconduzidos ao instituto prisional. Dentre os fugitivos, 11 foram recapturados na madrugada desta quinta-feira nas proximidades da BR-174 e na área da barreira de entrada e saída da cidade para as estradas, na zona norte de Manaus.
Autor/Rogério Ribeiro/Foto: Marcos Dantas/G1 AM.