Efetivação das demandas do Povo Cigano do Ceará e algumas propostas para o governo.
A cidade de Sobral recebeu, nesta segunda (18/11), a campanha Ceará sem Racismo. Na oportunidade o vice-presidente do Instituto Cigano do BrasiI-CB, o Cigano da etnia Calon, José de Paulo entregou documento com algumas demandas do Povo Cigano do Ceará, para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Ferreira Gomes.
O encontro faz parte da programação do Mês da Consciência Negra de Sobral, como parte das atividades da III Semana da Consciência Negra em Sobral, aconteceu à noite da Igualdade Racial, na Boulevard do Arco, foi animada pelas rodas de capoeira de Sobral, danças afro e o show da banda Balaio da Preta.

A secretária Lia Gomes, recebeu o documento, com algumas reivindicações e propostas para o Povo Cigano do Ceará, e ficou de analisa as demandas apresentadas.
Sobre o evento Lia Gomes, “É fundamental levarmos a discussão do racismo para o interior do Estado. Mostrarmos que o Governo está pautando esse tema e fortalecer os grupos e comunidades vítimas do preconceito de raça” definiu a secretária Lia Gomes.
De acordo com o vice-presidente do ICB, “A ideia é dialogar sobre as demandas e reivindicações do Povo Cigano e tentar dar solução. É neste aspecto que queremos com o governo” destacou Paulo Cigano, que acrescentou “Precisamos de respostas concretas para as reivindicações apresentadas, pois temos que continuar o diálogo e insistir em ações e efetivação dos projetos” definiu.
O presidente do ICB avaliou positivamente o encontro entre o vice-presidente do ICB e a secretária Lia Gomes, que precisa ser afinado com todos os pontos das pautas do Povo Cigano do Ceará. “São itens de estrema necessidade para os Ciganos que apresentamos para o governo, mas que a gente precisa dar passos novos e efetivar. Estamos vivendo momentos estranhos, não sabemos com o que podemos contar de apoio vindo do governo federal, mas queremos acredita, que tiver dentro das possibilidades do estado, que seja feito pra ontem” disse o cigano Rogério Ribeiro.

Algumas demandas apresentadas
- Apoio para a implantação do projeto mulheres Ciganas empreendedora;
- Apoio para a construção da capela Santa Sara Kali na comunidade cigana da fazenda Joelma de Sobral;
- A inclusão da cultura cigana em campanhas/eventos institucionais do estado;
- Proposta para a Criação da Delegacia de Crimes Raciais, aos Delitos de Intolerância Religiosa ou por Orientação Sexual – DECRADIRE;
- Projeto para Preenchimento da etnia nos sistemas de informação de todos os instrumentos de coleta de dados do estado do Ceará;
- Proposta de criação da política estadual para o desenvolvimento sustentável dos povos étnicos e comunidades tradicionais do estado do Ceará.
Autor/Fotos; Ascom ICB.











