Novembro Azul Cigano: Chegou o mês da conscientização para os homens

990

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, durante este mês estaremos participando de algumas ações em apoio ao Novembro Azul, em parceria com o governo e as prefeituras, através das secretarias de saúde, a campanha de conscientização para os ciganos sobre a saúde com ênfase no câncer de próstata.

As Comunidades Ciganas do Barroso, de Pindoretama, da Fazenda Joelma, do Sumaré, dos Trilhos entre outras deveram ser atendidas conforme parcerias.

A iniciativa do ICB tem como objetivo disseminar informações que possam ser benéficas para os Ciganos estarem mais atentos às questões relativas a sua saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 1/3 dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços médicos para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio para a prevenção de doenças, tendo em vista que muitas delas podem ser tratadas e curadas se detectadas precocemente.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas.

Fatores de risco

São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

Um exemplo é o câncer de próstata onde, se descoberto no início, 90% dos casos são curáveis. Essa é a segunda doença mais frequente no sexo masculino e a melhor maneira de evitar complicações decorrentes a ele é a detecção precoce da neoplastia em sua fase inicial. Os homens com mais de 45 anos devem estar atentos para realizar visitas periódicas aos urologistas.

Ascom/ICB