Deputado Ivo Som prestigia solenidade de entrega de ambulâncias para o SAMU

790

O deputado estadual Ivo Som (PTN), participou da solenidade de entrega de 25 Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a 11 municípios, alguns municípios não possuíam o equipamento.  O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (05\07), e contou com as presenças do governador Anchieta Junior (PSDB), da primeira dama, Shéridan Anchieta, do vice-governador Chico Rodrigues (PSB), do secretário de estado da saúde, Alexandre, do senador Romero Jucá (PMDB), da prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB), do presidente da associação dos municípios de Roraima, prefeito de Amajari Moacir Mota (PR), deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de estado entre outras autoridades. A entrega foi realizada no pátio do palácio Senador Hélio Campos.

Para o deputado Ivo Som essa é mais uma importante ação do governo Anchieta. “A população precisa de saúde e esses equipamentos vão ajuda a salvar vidas. Os municípios do estado de Roraima possui grande extensão territorial e os veículos iram salvar vidas, diminuindo sequelas e podendo se deslocar para áreas de difíceis acessos” explicou o parlamentar.

Na oportunidade o governador Anchieta Júnior destacou o concurso regionalizado para a saúde e mandou. “O que mais incomoda é a nossa união” disse Anchieta.

 

Ambulâncias no interior

Neste sábado (06\07), três ambulâncias serão enviadas a três municípios. O primeiro beneficiado, às 9h, é Mucajaí. Uma hora depois, Iracema. O dia encerra beneficiando Caracaraí, às 11h. Cada localidade será beneficiada com um veículo convencional.
Amanhã domingo (07), duas ambulâncias seguem para Pacaraima (9h) e Amajari (11h). As duas ganharam uma ambulância convencional. Está previsto na agenda do governo a entrega de uma ambulância convencional e uma traçada ao Alto Alegre nessa segunda-feira, 08, às 9h.

 

Repasse dos equipamentos

As novas unidades de suporte básico são um repasse do Ministério da Saúde para renovação da frota do Samu. Porém a contrapartida dos municípios é capacitar as equipes e ter uma sede para o Samu no município, se não cumpre essa exigência do MS o município não recebe os equipamentos, no estado 4 municípios não se adequaram por isso deixaram de contemplado.

Novos investimentos

Anchieta Júnior anunciou a reforma do HGR, onde será construindo 106 leitos, 40 leitos da UTI e 10 salas até o mês de outubro entregará para a população o hospital das clínicas do bairro Pintolândia, que também destacou a reforma do hospital de Rorainópolis, com os novos equipamentos a unidade vai ser referência na região onde irá atender quatro municípios.   “Os desafios são muitos, mas o comprometimento com a população é maior em busca de resultado” destacou Anchieta.

Ascom: deputado estadual Ivo Som\fotos; Yan Renato.