Eletricista Predial: Centec entregará 800 profissionais em 25 municípios até o final do ano

1176

De janeiro a setembro já foram qualificadas 559 pessoas e outras 194 devem ser certificadas até dezembro

A demanda por profissionais qualificados é uma realidade em todo o Estado, mas atinge de forma especial o interior do Ceará. A distância geográfica dos grandes centros de formação faz com que os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Instituto Centec continuem extremamente relevantes para a capacitação de pessoas por meio de cursos gratuitos de formação inicial e continuada.

Ainda hoje é muito comum encontrar eletricistas que exercem a profissão por puro empirismo, sem a certificação adequada, exercendo uma atividade que exige conhecimentos técnicos para não pôr em risco a segurança das pessoas ou de empresas.

Pensando em mudar esta realidade, o Centec realizou uma atualização completa no plano pedagógico do curso de “Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão” e uma ampliação da carga horária de 60 horas aulas para 160h/a, no intuito de oferecer uma formação mais completa, com novos conteúdos e habilidades exigidos pelo mercado aos profissionais de hoje, como ética, cidadania e empreendedorismo.

Por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Centec já realizou, de janeiro a setembro, 26 turmas do curso de eletricista predial em 17 unidades do Centec, capacitando 559 pessoas. Até dezembro, serão mais oito turmas, envolvendo 194 pessoas em seis municípios: Beberibe, Campos Sales, Brejo Santo, Jucás, Ipu e Viçosa do Ceará. Ao todo, serão cerca de 800 pessoas qualificadas em 37 turmas este ano.

“Estes resultados mostram a capacidade e a força da Rede CVT em todo o Ceará, propiciando a capacitação tecnológica de jovens e adultos e a consequente geração de emprego e renda. Além da Secitece, contamos com valiosos parceiros locais, como prefeituras ou empresas”, comemora Hermínio Lima, diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec.

Mercado exige qualificação

O professor Francisco José Barbosa, conhecido pelos alunos como “Dedé”, ministra o curso de eletricista em diversas unidades do Centec. Ele é tecnólogo em Eletromecânica, formado pela extinta faculdade do Centec, em Limoeiro do Norte, em 2001. Segundo ele, esta é uma área em constante crescimento, independente das flutuações do mercado.

“Aqui em Santa Quitéria, por exemplo, vão abrir algumas empresas de energia solar e eólica. Já em Limoeiro foram implantadas duas usinas e virá uma terceira, com cerca de 1.000 hectares de placas solares. Todas essas empresas necessitam de eletricistas qualificados e os melhores sempre são absorvidos pela usina e convidados até mesmo para ir trabalhar em outros Estados. Por isso, é muito importante aproveitar oportunidades como essas, que o Centec oferece. Há vagas, mas as pessoas precisam estar qualificadas”, explica Dedé.

Empreendedorismo

Seis alunos do CVT Santa Quitéria reuniram-se, após a conclusão do curso, e montaram uma associação trabalhar juntos, adquirir experiência na área e conquistar novos clientes: a Elétrica Smart. Segundo Carlos Henrique da Silva, um dos integrantes, a iniciativa oferece os serviços de elaboração de projetos, vistoria, instalação predial e residencial, manutenção preventiva e corretiva, instalação de câmeras e cerca elétrica e automação. Este último serviço é pioneiro na cidade.

“Não tem quem faça automação residencial em Santa Quitéria. Quando tem, é alguém que vem de fora. Então, um dos nossos colegas tem esse conhecimento e vamos aprendendo e crescendo juntos. Queremos ser conhecidos por oferecer serviço de qualidade na cidade e, em breve, esperamos formalizar nossa empresa”, disse Carlos. A Elétrica Smart também oferece serviços a baixo custo, para pessoas com renda baixa. Os interessados em falar com a empresa é só entrar em contato pelo telefone (88) 98858-8191 ou através do e-mail eletricasmart2.0@gmail.com.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom