Programa Cuidar será lançado em Rorainópolis

709

O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), lança nesta quarta-feira (03), na sede do município de Rorainópolis, o Programa Cuidar. O evento, que começa a partir das 18h, na Praça dos Três Poderes, contará com uma programação variada, que inclui brincadeiras, apresentações culturais.

Ainda na quarta-feira, as famílias de localidades próximas a Rorainópolis terão a oportunidade de inscrever suas crianças no Programa. As equipes iniciam o atendimento a partir das 9h em Novo Paraíso, às 10h em Martins Pereira, 12h Nova Colina, 13h Equador e às 14h no Jundiá.

As inscrições para os moradores da sede de Rorainópolis acontecem na quinta-feira (04), das 9h às 13h, na quadra da Escola Estadual Padre Eugênio Possamai. “Vamos levar as inscrições do Cuidar para as famílias de Rorainópolis e localidades próximas, com a intenção de garantir que todas as crianças do Estado, que estão dentro do perfil do programa, sejam atendidas”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.

Nos municípios do interior do Estado, a entrega do benefício será realizada a cada dois meses. A família receberá o kit equivalente a um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa,  a criança receberá oito latas de leite em pó.

Em maio, mais de 4 mil crianças da capital foram cadastradas no Cuidar. No interior do Estado, as inscrições ainda estão sendo realizadas e, nas últimas semanas, moradores de Normandia, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí foram atendidos, totalizando mais de 3 mil crianças inscritas.

O PEOGRAMA – O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.

Porém, existem exceções, como é o caso de crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV. Estas recebem, desde o nascimento até os seis meses de vida, oito latas de leite. Após este período, a criança recebe 4 latas de leite, mensalmente, até atingir a idade limite do programa.

O kit do Cuidar é montado de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que têm entre seis meses e 2 anos e 11 meses, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária.  Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, contendo a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.

Ascom/Setrabes