Dia Nacional da Pessoa Idosa: Deputada Cida ramos realiza Sessão Especial com presença da economista e socióloga Tânia Bacelar

594

A deputada estadual Cida Ramos (PSB/PB) realizou, nesta terça-feira (24/9), Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, com a presença da Professora Doutora em Economia, Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento pautou sua discussão tendo como base os avanços das políticas públicas destinadas ao segmento, bem como a atual conjuntura nacional que exige diálogo e reafirmação dos direitos.

A presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social, a deputada Cida Ramos, ressaltou que o envelhecimento da população é uma realidade no Brasil e no mundo. “Nós precisamos envelhecer com qualidade de vida. E neste sentido, a Assembleia Legislativa cumpre com o seu papel, realizando esse momento de debate sobre a necessidade de se buscar alternativas que possibilitem um envelhecimento ativo, saudável, inclusivo, cidadão e sustentável”, destacou.

A deputada ainda justificou que os idosos representam 14,3% da população brasileira, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. “Pesquisas apontam que em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescente de zero a quatorze anos. Por tanto, precisamos entender que o envelhecimento da população traz impactos consideráveis e apontam para uma organização maior e mais urgente do Estado, no que diz respeito as condições para uma vivência de forma saudável e com qualidade de vida”, disse.

O promotor de Justiça da Paraíba, Valberto Lira, apontou que muitas vezes as pessoas idosas são esquecidas pela sociedade e parabenizou a iniciativa de Cida em propor uma sessão especial. “Agora a Paraíba tem uma pessoa que é totalmente atuante no segmento da pessoa idosa, propondo políticas públicas extremamente significativas para esse e outros públicos diversos. As pessoas idosas podem sim contribuir com o nosso país, por isso precisamos ter um olhar diferenciado”, salientou.

  A Professora Doutora e palestrante, Tânia Bacelar, trouxe ao público a discussão sobre as “Desigualdades, Desproteção e Assistência Social – Desafios para o Nordeste”, pontuando questões inerentes a crise econômica, política, ética e social do Brasil. “Tenho esperança em decisões políticas que possam colocar o país de volta no rumo do recomeço, após uma crise que perdura há anos. O Brasil precisa se reposicionar no contexto mundial. Construir um novo projeto de desenvolvimento, traçando novas estratégias. Precisamos urgentemente nos reinventar, tendo em vista, sobretudo, que a sociedade está demograficamente mudando”, afirmou.

A Professora Doutora e representante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGSS-UFPB), Marinalva Conserva, evidenciou a importância do evento na UFPB. “O que estamos realizando aqui hoje é o resgate da Universidade como lócus de discussão e de sabedoria. Muito importante trazer a população e em especial, as pessoas idosas, para dentro da universidade, para que possamos compartilhar saberes, mas, sobretudo, enfrentar quaisquer retrocessos. O que nós produzimos aqui precisa impactar positivamente a vida da população”, sublinhou.

  A Sessão Especial contou também com a participação do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Delegacia de Crime Contra o Idoso, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa do Castelo Branco, da Vila Vicentina Júlia Freire e outras Instituições de Longa Permanência para Idosos. Além da vereadora Sandra Marrocos, do da ADUFPB, Marcelo Sitcovsky e representantes de classe.

Autor: Da redação com ascom/Foto; ascom